ACESSO
Sinalização turística aumenta visibilidade dos atrativos mato-grossenses
Para promover a diversificação dos atrativos e melhorar a qualidade da experiência dos viajantes, o Ministério do Turismo (MTur) investiu R$ 9 milhões em obras de sinalização turística em 2016. Mato Grosso integra a lista de estados beneficiados pelo projeto com oito cidades contempladas somando o valor total de investimentos de R$ 3.445 milhões gerenciados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Desse montante, R$ 3.250 milhões são do Ministério do Turismo e R$ 195 mil do Governo do Estado.
Em todo o Brasil foram entregues 1.052 obras em 24 estados que somam o valor de R$ 571,6 milhões, sendo R$ 499 milhões em repasses da pasta e ainda a contrapartida de R$ 3,4 milhões dos governos municipais.
“Esse projeto é muito importante no sentido de facilitar o acesso de turistas, visitantes e moradores aos polos turísticos e cidades do entorno. Uma boa sinalização de trânsito é primordial para dar mais segurança durante a locomoção e sendo assim, mais pessoas são encorajadas a pegar a estrada sem medo”, ressalta o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.
Sinalização em MT
O projeto de implantação de placas de sinalização turística bilíngue (português e inglês) e de painéis em braile do MTur abrange diversos municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Santo Antonio do Leverger.
Ao todo, serão instaladas 160 placas de atrativos, 511 placas de direção, 27 painéis em braile, 54 placas de pedestres e 41 placas serão recuperadas. As cidades de Poconé e Nossa Senhora do Livramento já estão com os projetos concluídos e em execução, constam as de Várzea Grande e Chapada dos Guimarães com previsão de finalização em 10 meses.
Em uma pesquisa de campo realizada pela Fundação Getúlio Vargas, os técnicos apuraram que o projeto pensado para favorecer a Copa do Mundo contribuiu também para aumentar a visibilidade de destinos importantes para o turismo no Brasil, dentre eles, o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.