Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Terça - 28 de Março de 2017 às 09:43
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos acompanhada do vice-prefeito, José Aderson Hazama, entregou hoje (27), a quinta ala do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande que passou por completa reforma nos últimos meses. O ponto mais importante da reforma foi a entrega de 15 leitos do setor de Urgência e Emergência Adulto, melhorando assim a capacidade de atendimento, onde havia até então 10 leitos. Esta é a penúltima etapa para a conclusão final do processo de reforma em 100% desta que é a principal unidade de saúde de portas abertas de Várzea Grande.

Durante a solenidade, a prefeita Lucimar Sacre de Campos entregou ainda mais uma unidade de UTI Móvel ao Pronto-Socorro, somando a terceira ambulância dispensada ao Pronto-Socorro durante sua gestão.

Na oportunidade apresentou oficialmente o novo secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, empossado por ela em ato na secretaria de Saúde, minutos antes do evento no Pronto-Socorro. A prefeita pontuou que a unidade atende casos de urgência e emergência de pacientes de outros municípios. Conforme a direção, cerca de 40% dos atendimentos são de usuários de outras cidades de Mato Grosso e até de outros estados.

Até o final deste ano terão sido investidos recursos próprios, além de emendas parlamentares, da ordem de R$ 5 milhões entre obras físicas e novos equipamentos.

“O Pronto-Socorro é maior referente de portas abertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com atendimento de urgência e emergência em traumas 24 horas que existe atualmente na Baixada Cuiabana. Cada etapa que reformamos e reconstruímos é um sonho que concretizamos em conjunto com a equipe de servidores e com todos que trabalham aqui no Pronto-Socorro. Todos nós temos um objetivo comum, zelar pela saúde de cada várzea-grandense e proporcionar um atendimento cada vez mais digno e humanizado”, disse a prefeita muito emocionada.

A nova ala passou por completa reforma, incluindo a recepção do Hospital e Pronto Socorro com área para atendimento, banheiros para pacientes e funcionários e sala de espera climatizada, além dos novos leitos dos boxes de emergência com todos os equipamentos e insumos necessários.

Além da nova estrutura, ao percorrer a nova ala, a prefeita destacou que a maior beleza que uma reforma pode trazer, especialmente em unidades de saúde, “está na funcionalidade, na operacionalidade e na certeza da oferta constante de insumos e medicamentos aos pacientes e poder atender às necessidades de saúde de cada um. E o que estamos fazendo, é reformar, mobiliar e equipar. Nenhuma etapa tem valor sozinha elas são interligadas e juntas levam ao atendimento humanizado e digno que é o nosso objetivo final”.

O diretor-geral do Pronto-Socorro, Nei Provenzano, lembrou que a reforma da unidade é complexa e está sendo feita sem qualquer interrupção dos serviços. “É uma reforma geral, de grande envergadura e que está seguindo seu cronograma, conforme contratação. Desde o segundo semestre de 2015, estamos em obras e uma série de medidas e cuidados estão sendo tomados, pois as obras acontecem ao mesmo tempo em que são realizados atendimentos para os mais de 18 mil procedimentos realizados todos os meses”.

O diretor reforçou que na nova recepção, o usuário chega e tem acessível um painel com as informações dos profissionais médicos que estão de plantão em cada turno. “Estamos atendendo de forma transparente, garantindo o profissional médico na unidade e acima de tudo, cumprindo a Lei Federal que determina a divulgação dos profissionais em plantão para a população”.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Chico Curvo, falou em nome de todos os vereadores presentes, que a Câmara, no seu papel de órgão fiscalizador, aplaude a boa aplicação dos recursos públicos na área da Sáude, visto que os números apresentados hoje são de crescimento de atendimento. “Com a entrega desta nova ala da Unidade, Várzea Grande ganha a mais importante obra que pode haver. O que significa também que a Saúde Pública cresce na oferta de serviços a nossa população”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, lembrou que o Pronto-Socorro foi inaugurado por ele em setembro de 1988, quando era prefeito e desde então, a unidade nunca recebeu reforma estruturante como está recebendo agora, na gestão da prefeita Lucimar Campos, quase 30 anos depois. “O tempo passou e o Pronto-Socorro segue sendo a maior obra de saúde da nossa cidade e estamos aqui, ampliando as condições de atendimento porque entendemos que lidar com a saúde é melhorar a vida das pessoas”.

O secretário lembrou ainda, que há oito anos, a cobertura do atendimento da Atenção Básica na cidade atingia 32% da população. Em menos de dois anos a frente da prefeitura, a atual gestão ampliou para 42%, ou seja, onde havia uma estagnação de quase uma década, houve um avanço em 16 meses de 10 pontos percentuais (p.p.).

“O novo secretário de Saúde, o Diógenes Marcondes, assume o cargo deixado pelo Luiz Soares, que fez um excelente trabalho. Reestruturou a nossa saúde, reorganizou o modelo de atendimento do SUS. A máquina está engrenada e vimos no Diógenes, uma escolha técnica e que já trabalhava com o Luiz como secretário adjunto, o melhor nome para dar seguimento ao trabalho que ele nos deixou”, disse Jayme Campos.

O secretário completou ainda que além da terceira ambulância entregue hoje ao Pronto-Socorro, todas as outras seis unidades de saúde de Várzea Grande, contam com ambulâncias próprias, adquiridas com recursos do Município e entregues no ano passado.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Chico Curvo, vereadores, secretários municipais, servidores da Saúde, lideranças comunitárias e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/28798/visualizar/