Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 03 de Abril de 2017 às 09:50
Por: Redação TA c/ TJMT

    Imprimir


Foto: TJMT

O Programa Bem Viver, do Poder Judiciário de Mato Grosso, retoma no próximo mês as Caravanas da Saúde, com foco na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dos integrantes da instituição. A primeira unidade judiciária a receber a equipe será a Comarca de Canarana (823km a leste de Cuiabá), nos dias 5 e 6 de abril.

Segundo a nutricionista Anna Christina Preuss, gerente do eixo Qualidade de Vida do Programa Bem Viver, a comarca será contemplada a pedido do próprio juiz diretor, Darwin de Souza Pontes. Nesta visita está prevista a participação de 49 pessoas, entre servidores, magistrado, estagiários e terceirizados. Compõem a equipe da 69ª Caravana da Saúde o médico Homero Florisbelo da Silva, a enfermeira Alessandra Medina, a cirurgiã dentista Lisângela Prioli e a nutricionista Ana Preuss.

O trabalho em Canarana será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que ofertará os exames laboratoriais. A visita terá início no dia 5, com apresentação das atividades que serão ofertadas e orientações gerais de saúde. No dia seguinte, os presentes participarão da aferição de pressão, peso, altura, circunferência abdominal, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), e coleta de sangue para os exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol. Eles também preencherão questionário com os hábitos de vida, doenças (passadas e existentes), doenças existentes na família, entre outros.

Após o preenchimento do questionário e das informações coletadas na avaliação médica, a equipe montará relatório completo da saúde do servidor e depois fará devolutiva individual em envelope lacrado, fornecendo as recomendações sobre o que o paciente deve fazer para cuidar melhor da própria saúde.

Além de Canarana, neste ano estão previstas caravanas nas comarcas de Várzea Grande (maio), Cuiabá (junho), Rondonópolis (agosto), Alto Garças e Alto Araguaia (setembro), Cáceres (outubro), Diamantino e Nobres (novembro). Em 2105, foram realizadas 18 visitas e, no ano passado, outras 12 comarcas foram visitadas.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/28956/visualizar/