Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 05 de Abril de 2017 às 19:52
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

A preparação do Fórum de Presidentes de Federação da Amazônia Legal foi debatida durante reunião entre o governador Pedro Taques e presidentes de Federações do Comércio, nesta quarta-feira (05.04). O evento será realizado no início do mês de maio, em Palmas, no Tocantins.

“O comércio é um segmento forte que gera emprego, renda e é muito importante a participação do Governo de Mato Grosso. Já existe um bloco dos governadores da Amazônia Legal, em que estão sendo discutidas situações pontuais. Temos no nosso Estado diversas ações para fomentar não só o comércio, mas os outros setores da indústria, evitando a geração de novos impostos”, disse o secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro.

O Fórum de Presidentes de Federação da Amazônia Legal é um evento de caráter permanente, realizado periodicamente, no qual os representantes das instituições se encontram para apresentação de propostas e troca de experiências. Entre temas a serem discutidos estão dificuldades de transporte, comunicação, logística e comércio.

Participaram do encontro presidentes, superintendentes das Federações do Comércio e os diretores do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Amazonas e do Fórum Amazônia Legal, José Roberto Tadros, uma das sugestões apresentadas é para que os 13 Estados da Amazônia Legal trabalhem em forma de bloco econômico, integrando todo o território nacional.

“Os presidentes das federações têm pautas em comum e a realidade geográfica também. No que tange o sistema da atividade terciária, só há uma maneira de conseguir reivindicar: por meio da união. No estado do Amazonas, por exemplo, 80% da nossa integração com os municípios ocorrem por navegação fluvial. Em determinadas regiões, as embarcações demoram dias para chegar e prejudicam a todos”, afirmou.

O presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins da Cunha, destacou o papel da Amazônia Legal. “Queremos mostrar a nossa força. Para nós, é uma satisfação muito grande realizarmos esta reunião preparatória, para que possamos discutir com mais amplitude todas as medidas que deveremos implementar nesses estados”.

Amazônia Legal

O conceito de Amazônia Legal foi instituído pelo Governo brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais. A Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Além de abrigar todo o bioma amazônico brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/29040/visualizar/