FUNCIONALISMO
Seges divulga resultado de pesquisa sobre capacitação de servidores
A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, divulgou esta semana o resultado do Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) realizado este ano. O resultado servirá como subsídio para que a instituição faça um planejamento dos cursos que serão ofertados durante 2017, sejam eles presenciais ou à distância.
Foram levantados dados e geradas informações acerca das demandas por cursos nas áreas básica, sistêmica e gerencial, tanto por órgão/entidade quanto por município. De acordo com o resultado, os cursos básicos mais solicitados foram Gestão Pública, Redação Oficial, Relacionamento Interpessoal, Excelência no Atendimento, Gestão de Conflitos e Novo Acordo Ortográfico.
Na área sistêmica, os servidores optaram por qualificarem-se nas áreas de Planejamento, Gestão de Documentos, Gestão de Pessoas, áreas Contábil e Financeira, Desenvolvimento Organizacional, Controle Interno, Aquisição Governamental, Tecnologia da Informação e Patrimônio e Serviços.
Já na área gerencial, os servidores escolheram Gerenciar Grupo e Liderar Equipes, Orientar e Desenvolver Pessoal, Estabelecer Metas e Objetivos, Motivar a si Mesmo e os Outros e Gerenciar e Estimular Conflito Construtivo.
A pesquisa foi encaminhada via email para todos os servidores e utilizou o software Lime Survey, um aplicativo que proporciona a elaboração do instrumento de coleta, disparos de emails convites e o gerenciamento das participações e respostas de modo online. A partir dos dados coletados foram efetuadas análises diretas e cruzamentos de dados, o que propiciou a elaboração deste relatório com as informações mais importantes para instruir e direcionar as ações, tanto da Escola de Governo, quanto dos órgãos e entidades do Executivo.
Para o superintendente da Escola de Governo, Paulino Yoshida, esta identificação das necessidades de capacitação sob a ótica do servidor, irá gerar resultados tangíveis e intangíveis no desenvolvimento dos servidores. “Atuaremos sempre no sentido de oferecer capacitações técnicas, treinamentos, palestras, cursos e consultorias educacionais a todos os servidores para que a transformação aconteça de forma efetiva e eficaz, seja no desenvolvimento de competências objetivas e técnicas ou no desenvolvimento de competências subjetivas e pessoais”.
Para Yoshida um servidor melhor capacitado, treinado e acolhido pela Escola de Governo, poderá atender melhor ao cidadão, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e materializando a transformação que a sociedade tanto deseja.
A PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre os dias 02 de fevereiro e 03 de março deste ano. O levantamento teve o intuito de ajudar a melhorar e ampliar a grade de qualificações que serão ofertadas este ano pela Escola de Governo.
Além disso, o estudo busca também valorizar o servidor e ainda apresentar-se como uma fonte de informação relevante para o planejamento, execução e orientação das atividades desenvolvidas pelo órgão de ensino.
No questionário foram apontadas algumas necessidades de qualificações já levantadas, mas também havia um campo onde o servidor podia sugerir a qualificação desejada.
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Planejamento, por meio da Coordenadoria de Métodos Estatísticos, de Pesquisas e de Indicadores. Trabalharam diretamente na elaboração as servidoras da Escola de Governo, Mariedith Mendes de Oliveira Castro, e da Seplan, Jacy Barbosa Gonçalves Pasinato.
Implementada há cerca de dois anos, a área de pesquisas, sediada na Seplan, vem se firmando como colaboradora nos processos de elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisas quantitativas dos órgãos e entidades do governo.
Ao longo deste período, vários projetos foram desenvolvidos em conjunto com as Secretarias de Cultura, de Turismo, de Trabalho e Assistência Social, de Planejamento, de Gestão e Casa Civil, os quais levaram informações que possibilitaram melhorias em seus processos de Gestão.
Para saber mais sobre o resultado da pesquisa clique aqui.