Esse acompanhamento está relacionado ao calendário vacinal, acompanhamento da pesagem e estatura das crianças e realização de pré-natal no caso das gestantes.
A nutricionista Laura Vicuna Botelho dos Santos, Responsável Técnica do Programa da Alimentação e Nutrição da Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, explicou que o público alvo dessa convocação são as mulheres em idade fértil e crianças menores de 07 anos.
“Ao definir como um dos critérios para recebimento do Bolsa-Familia o cumprimento da condicionalidade saúde, o governo federal está garantindo à população os serviços da Atenção Básica ligados à vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança menor de sete anos, alem do pré-natal da gestante, assistência pós-parto, e a vigilância nutricional”, destacou Laura Vicuna.
As famílias devem ser acompanhadas duas vezes durante o ano. Esse acompanhamento é obrigatório. Sendo que o prazo na 1º Vigência de 2016 termina no dia 18 de abril.
“As famílias que deixarem de cumprir a condicionalidade, ou seja, não comparecem a uma Unidade de Saúde Básica para fazer o acompanhamento do calendário vacinal, verificação da pesagem e medição de altura e a realização do pré natal no caso das gestantes, podem ter o benefício suspenso”, alertou a responsável técnica.
Ao comparecer nas UBS, os pais e ou responsáveis devem levar a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal (ou mãe) levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.
As 91 UBS da rede pública de Cuiabá, composta pelos Centro de Saúde e Programa de Saúde da Família (PSF), estarão atendendo no seu horário normal de funcionamento, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta- feira.