Convênio entre Prefeitura e Caixa inova métodos e ferramentas de gestão
Visando aprimorar as técnicas e ferramentas de gestão da máquina pública, a Prefeitura de Várzea Grande celebrou acordo de Cooperação Técnica com a Caixa Econômica Federal (CEF) no acesso a cursos de capacitação com a Universidade Caixa. A cooperação técnica tem cunho educacional e informacional. O convênio visa promover atividades educacionais conjuntas nas modalidades presenciais e a distância de cursos de capacitação aos servidores das áreas meio e fim.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos disse que a assinatura do termo de cooperação contribuirá para a legalidade, eficiência, efetividade e eficácia nas ações e atos executados pela gestão municipal, fornecendo estudos, dados e instrumentos que visam fortalecer a gestão pública, a fim de alcançar o resultado esperado, de colocar Várzea Grande entre as melhores cidades do Brasil para se viver.
“Esse termo de cooperação vai proporcionar o acesso dos servidores públicos ao aperfeiçoamento das suas funções nas várias áreas administrativas. Com o diálogo e comprometimento dos servidores com suas atividades e funções e capacitados, resolveremos juntos as questões demandadas pela população, quem ganha é a sociedade várzeagrandense. As capacitações possibilitam elevar o padrão de desempenho e de qualidade institucional da gestão. Com isso, se fortalece a credibilidade da população e assegura serviços em conformidade com as necessidades. Os cursos vão orientar a modelagem e a gestão de processos voltados a resultados com excelência”, pontua a prefeita.
De acordo com coordenador da Unidade Executora Local (UEL), Manoel Tereza Pereira dos Santos, a cooperação técnica tem a finalidade de promover a capacitação dos gestores e técnicos da Prefeitura, por meio de soluções educacionais desenvolvidas especialmente para o setor público com o objetivo de proporcionar maior eficiência na gestão de recursos públicos e contribuir para aumentar a qualidade de vida da população.
O termo de cooperação técnica terá uma duração de 24 meses, a partir da data da sua assinatura, as vagas serão disponibilizadas de acordo com a demanda de cada setor. Para Manoel Tereza, esse projeto é inovador e seu objetivo é profissionalizar o servidor público que desse modo terá mais confiança naquilo que está executando.
Os cursos da Universidade Caixa são realizados em ambiente de aprendizagem online dedicado à disponibilização de conteúdos educacionais, voltados para a capacitação de gestores públicos e equipes, incluindo funcionários das administrações direta e indireta.
O coordenador Manoel Tereza explica também que serão oferecidas oficinas de assistência técnica por técnicos da Caixa e têm como público alvo também gestores e técnicos do poder público, que são capacitados em temas relacionados à Gestão Pública, Gestão de Contratos e Convênios, Financiamento da Infraestrutura e do Saneamento, Transferências de Recursos Públicos, Habitação de Interesse Social e Transferências de Renda, bem como outros assuntos de interesse comum entre as partes.