Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sábado - 06 de Maio de 2017 às 10:23
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, em visita ao refeitório da EE Gov. José Fragelli, a Arena da Educação
Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, em visita ao refeitório da EE Gov. José Fragelli, a Arena da Educação

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do concurso "Melhores Receitas da Alimentação Escolar". Os interessados têm até o dia 26 de maio para se inscrever no portal do Ministério da Educação (MEC) (http://melhoresreceitas.mec.gov.br).

Realizada pelo MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento, a iniciativa tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis nas escolas.

Serão selecionadas as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas, elaboradas pelos profissionais da alimentação escolar das unidades públicas de educação básica de todo o país.

De acordo com o regulamento, nesta edição, no momento da inscrição, além da receita, deverá ser cadastrada uma ação de educação alimentar e nutricional vinculada à receita elaborada, que promova a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

“As merendeiras ou os merendeiros devem preencher um formulário com informações pessoais, com os motivos pelos quais decidiram participar do concurso e o porquê da escolha da receita inscrita”, explica a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Adda Rondon.

Ela lembra ainda que na inscrição devem constar também o nome da receita, ingredientes, medidas caseiras ou medidas oficiais, descrição do modo e do tempo de preparo, rendimento em número de porções e inclusão de fotos.

O participante deverá também informar os dados do(a) nutricionista responsável técnico pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede de ensino e inserir uma atividade de educação alimentar e nutricional desenvolvida na escola, relacionada à receita cadastrada.

Edição anterior

No ano passado, Mato Grosso contou com duas representantes na etapa final nacional. Ingredientes tradicionais da gastronomia mato-grossense foram utilizados nas receitas finalistas, o que imprimiu personalidade às preparações.

A originalidade e sabores da lasanha de banana da terra, prato inédito criado especialmente para o evento pela merendeira Silvana Aparecida Gentil Ribeiro, da Escola Estadual Zélia da Costa Almeida de Cuiabá, foram bastante elogiados.

A simplicidade dos insumos escolhidos e o sabor da torta de legumes da merendeira Nelsi Hoffmann Cassemiro, da Escola Municipal Futuro Brilhante, de Tangará da Serra, também agradou ao paladar.

Para ler o regulamento, acesse http://melhoresreceitas.mec.gov.br/.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail melhoresreceitas@fnde.gov.br.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/29839/visualizar/