HOMENAGEM
Sessão especial comemora os 150 anos de Várzea Grande Durante a sessão, foram entregues 44 moções de congratulações e uma Comenda Senador Filinto Müller para a prefeita Lucimar Campos (DEM)
Com uma população estimada em 271 mil habitantes, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 0,734 e uma economia centrada no comércio local, o município de Várzea Grande completa, na próxima segunda-feira (15), 150 anos de fundação. A cidade foi fundada em 1867 pelo então presidente da província de Mato Grosso, brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães.
Para comemorar a data, juntamente com a população várzea-grandense e autoridades políticas locais, a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira (12) uma sessão especial, no Plenário da Câmara Municipal. Durante a sessão foram entregues 44 moções de congratulações e uma Comenda Senador Filinto Müller para a prefeita da cidade, Lucimar Campos (DEM), que foi representada ex-governador Jayme Campos (DEM).
Durante a sessão, os presidentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Câmara Municipal de Várzea Grande, Eduardo Botelho (PSB) e Chico Curvo (PSD), respectivamente, assinaram um termo de compromisso de doação do canal digital 30.2, para a instalação da TV Câmara de Várzea Grande, e futuras transmissões ao vivo para todo estado das ações parlamentares dos vereadores e das sessões plenárias.
O presidente Eduardo Botelho afirmou que é um cidadão várzea-grandense e que a sessão especial é um instrumento para as autoridades políticas e a sociedade discutirem políticas públicas para o município. Nesses últimos dois anos, Botelho já destinou várias emendas parlamentares para a infraestrutura da cidade.
“O momento é para homenagear as pessoas que fazem e fizeram muito pela cidade, mas não foram reconhecidas. Outra forma de reconhecê-las é ajudar, com apresentação de emendas, para a recuperação de asfaltos, e ainda emendas parlamentares destinadas à saúde”, disse Botelho.
Além de ser homenageado com a entrega de moção de congratulação, o ex-governador e ex-senador, Jayme Campos (DEM), representando a prefeita Lucimar Campos (DEM), disse que a população várzea-grandense tem muito a comemorar nesses 150 anos de fundação de Várzea Grande.
Mesmo com poucos recursos, a prefeita já fez muito pela cidade e pela população. Ela devolveu a autoestima para o povo. Várzea Grande, juntamente com Rondonópolis, de acordo com o IBGE, não perderam postos de trabalho. Nos últimos dois anos, foram criados mais de cinco mil empregos. Até o final da administração devem ser entregues mais de 30 mil títulos de propriedades”, destacou Campos.
De acordo com o deputado Gilmar Fabris (PSD), que, juntamente com Eduardo Botelho, pediu a realização da sessão especial, disse que Várzea Grande é uma cidade histórica para Mato Grosso. Fabris foi o responsável por indicar, por meio de emendas parlamentares, recursos para reformas do Ginásio Fiotão e para a saúde pública local.
“Era uma tristeza ver o Ginásio Fiotão da forma com estava, mas agora está sendo resgatado para que a população possa usá-lo para as diversas práticas esportivas. Já para o pronto -socorro indiquei mais de um milhão de reais. Essa unidade hospitalar atende cerca de 40% da população mato-grossense. Hoje, os recursos estão sendo bem aplicados”, destacou Fabris.
“É preciso criar políticas públicas e chamar a população para as discussões inerentes às demandas do município. A cidade tem grande potencialidade, mas há alguns anos Várzea Grande que era conhecida, em todo o estado, como distrito industrial, hoje é citada como cemitério industrial. Era a segunda em arrecadação, hoje já é a terceira. Por isso a Assembleia tem importância ao trazer essas discussões e, com isso, buscar as soluções à população”, destacou Jajah Neves (PSDB).
O homenageado e vereador Neni Chimarrão (PTC) destacou a importância das emendas do deputado Botelho para Várzea Grande. “Essas emendas têm ajudado nas reformas da avenida Filinto Müller, além de contribuir com outros setores como a saúde pública. Outro setor que precisa de investimentos é o de lazer. Na cidade existem 13 miniestádios que precisam ser reformados. Eles estão em situaçãos precária”, disse Chimarrão.
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Chico Curvo (PSD), afirmou que a sessão é um momento oportuno para a população várzea-grandense reivindicar mais investimentos oriundos do governo federal e estadual.
“É um fato histórico porque a sessão está sendo transmitida ao vivo para todo Mato Grosso. Hoje, eles (parlamentares estaduais) trouxeram mais propostas de trabalho para a sociedade e à prefeita Lucimar Campos. As suas emendas estão propiciando à população o resgate da autoestima”, disse Chico Curvo.
Base da economia local gira em torno do comércio, o que corresponde a 23% da economia local. A indústria, que era o carro-chefe, hoje está em segundo lugar. Segundo Pintor, o município tem uma arrecadação mensal de R$ 180 milhões. Desse total, R$ 65 milhões são do comércio.
“O município, no que tange à parte comercial, precisa melhorar, principalmente em infraestrutura. Muitos comércios podem ser instalados na cidade, mas esbarram em leis municipais. Eles precisam ter segurança jurídica para se instalar na cidade. Várzea Grande é carente em mão de obra industrial, mas a atual gestão está trabalhando para reverter esse quadro”, disse David Pintor.