Distrito da Guia recebe projeto 'Educação Legislativa em Movimento' Evento leva educação, cultura, cidadania e dicas do Enem para comunidades do interior mato-grossense
O expresso do projeto “Educação Legislativa em Movimento” desembarcou na noite de ontem (18) na Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito da Guia, em Cuiabá. A solenidade de abertura começou por volta das 19h30 e contou com a presença do deputado Wancley Carvalho (PV); do assessor da presidência da Assembleia Legislativa Ricardo Adriane; do sub-prefeito da Guia, Rubinho da Silva; da direção da escola, entre outras autoridades. Todas elogiaram a iniciativa do projeto, que está aproximando o Parlamento estadual ao interior mato-grossense, levando educação, cultura, cidadania e dicas importantes para os jovens que vão fazer o Enem.
Terminada a parte solene, os alunos foram encaminhados para cinco salas de aula. Em cada uma, foi abordado um tema. Na sala 1, o Instituto Memória mostrou a história do Parlamento estadual; na sala 2, os estudantes do ensino médio, receberam dicas para o Enem; na sala 3, assunto era a história de Mato Grosso; na sala 4, um assunto muito importante para os jovens: a vocação, e, na sala 5, a Polícia Judiciária Civil abordou temas como cidadania e prevenção às drogas. Paralelamente às palestras, no pátio da escola, a equipe do “Ambientação” mostrava as técnicas de reciclagem de papel e fazia a distribuição de mudas de plantas nativas da região.
Nesta sexta-feira (19), o “Educação Legislativa em Movimento”, na Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito da Guia, será reiniciado às 13 horas, com a sequência das palestras temáticas. A previsão é de que os trabalhos se encerrem às 19 horas, com a pequisa feita junto à comunidade escolar para aferir o nível de satisfação com o projeto. Em seguida, haverá apresentações culturais de talentos locais e uma feira gastronômica, com comidas típicas da região. Na quinta-feira da próxima semana (25), o “Educação Legislativa em Movimento” chega a Cuiabá pela primeira vez. O evento terá como palco a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, no CPA I.