Projeto Semear capacita presos no plantio e cultivo de hortaliças Quinze presos iniciaram a capacitação com técnicos do Senar
Quinze reeducandos da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Ferreira, em Sinop, começaram nesta semana a capacitação em olericultura básica, que é o plantio e cultivo de hortaliças. O curso é uma iniciativa da direção da unidade prisional, com apoio do Conselho da Comunidade do município e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
O curso integra o Projeto Semear e a área destinada ao cultivo de hortaliças fica no entorno do prédio da carceragem da unidade, ocupando aproximadamente um hectare para o plantio.
O direção da unidade explica que a iniciativa tem papel fundamental na ressocialização, pois além de ocupar o tempo ocioso dos recuperandos, irá contribuir para a qualificação e humanização e servindo de estímulo à reinserção social.
Os reeducando inclusos no projeto receberão como pagamento 50% do valor adquirido com a venda das hortaliças, além da remição na pena conforme estabelece a Lei de Execuções Penais. O restante do valor que for arrecadado com a venda das hortaliças será destinado à compra de insumos e sementes para o projeto.