Corpo de Bombeiros treina brigadistas para combate às queimadas
Se encerra nesta sexta (26/05) o Curso de Formação de Brigadistas Municipais em Colniza. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em parceria com a Prefeitura de Colniza e Centro Educacional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso.
O curso teve início na segunda (22) e contou com a participação de 26 pessoas que foram instruídas a combater as chamas e a prestar primeiros socorros em eventuais acidentes com fogo. Foram abordas técnicas de enfrentamento ao fogo com uso de abafadores e ferramentas agrícolas na criação de aceiros.
É a primeira vez que o curso acontece em Colniza, município caracterizado por um grande número de propriedades da agricultura familiar e pela grande incidência de focos de calor. Os incêndios nas lavouras e na vegetação nativa são os maiores problemas ambientais do nosso Estado e tem acontecido repetidamente a cada ano. A ação irresponsável é a principal causa de incêndios que causam prejuízos financeiros, problemas de saúde e danos ambientais que ainda não são possíveis de serem avaliados.
Por isso, a Prefeitura de Colniza empenhou recursos na implantação de uma brigada mista para coibir as queimadas e ampliar a responsabilidade nos cuidados com o meio ambiente. O período proibitivo de queimadas vai normalmente de junho a setembro, com pequenas variações dependendo das condições climáticas.
"Estamos realizando a instrução enquanto há chuvas na região justamente para prevenir”, disse o segundo subtenente BM Arilson Soares, responsável pelo curso. Na noite desta sexta serão entregues os certificados aos brigadistas em solenidade que vai contar com autoridades municipais e representantes do CBMMT.