FIT Pantanal é divulgada na Europa
Técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) irão participar da Feira Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, de 2 a 6 de março, e da International Travel Trade Berlim, na Alemanha, de 9 a 13 de março. A ITB Berlim está em sua 50ª edição e é uma das mais importantes feiras da indústria de viagens do mundo.
Além desses dois eventos internacionais, o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, irá ao Fórum Panrotas-Tendências do Turismo 2016, nos dias 15 e 16 deste mês, em São Paulo, para divulgar a FIT Pantanal.
Todos esses eventos figuram entre os mais importantes no segmento e reúnem operadores de turismo, governos e os principais líderes da indústria do turismo do mundo.
Nos eventos internacionais, o Estado terá um espaço dentro do estande do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), sem nenhum custo. Este espaço será usado para distribuir folheteria e realizar contatos com operadores de turismo que tenham interesse em participar da FIT. No Fórum Panrotas, Nigro fará uma explanação de como será a FIT Pantanal, além de exibir material de divulgação em vídeo sobre a Feira e o potencial turístico de Mato Grosso.
Estas serão oportunidades para Mato Grosso encontrar compradores profissionais e analisar a tendência dos mercados, além de posicionar sua oferta de uma forma competitiva.
No ano passado, a Sedec lançou a FIT Pantanal na World Travel Market London 2015, em Londres, na Feira de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul e na 43ª Expo Internacional de Turismo, da Associação Brasileira de Viagens (ABAV).
As participações nesses eventos fazem parte da estratégia do governo em alavancar o turismo e transformá-lo em um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do Estado, a exemplo do agronegócio.
O Estado vem atuando fortemente em três frentes para alavancar o turismo. Para isso definiu investir em infraestrutura, qualificação de mão-de-obra e promoção e divulgação.
FIT Pantanal
A FIT vem com o objetivo de promover e divulgar os produtos turísticos do Estado em âmbito nacional e internacional. A organização do evento espera reunir mais de 100 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 10 milhões.
Serão cerca de 200 expositores, 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul: Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Brasil.
Programação
Com o tema Turismo, um grande negócio, o evento será dividido em duas etapas. A primeira acontece no Centro de Eventos Pantanal entre os dias 20 e 22 com rodadas de negócios e vários eventos paralelos como a reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur); os fóruns nacionais de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e de Dirigentes Estaduais de Turismo da Amazônia Legal (CNtur); os encontros da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), de Negócios na Expotur (Salão do Turismo), de Guias de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade, além de painéis temáticos e exposição.
Já nos dias 23 e 24, o evento migra para a Arena Pantanal e o Vem pra Arena Turismo, será focado em atividades de aventura e lazer.
Nesse segundo momento diversas atrações serão destinadas ao público. Entre elas a feira dos municípios com potencial turístico, apresentando as riquezas das regiões de Mato Grosso, passeio ciclístico, encontro de motociclistas, feiras gastronômica e de artesanato, exposição náutica e apresentações culturais.