Detran fará leilão no dia 18 de março
O material ferroso a ser alienado no leilão está avaliado em 3.056.240 quilos. O valor inicial por quilo é de R$ 0,06 (seis centavos). O lote único estará exposto no pátio da sede do Detran-MT e nos pátios de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Estado. O edital do leilão foi publicado no dia 17 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Em 2015 foram prensados mais de seis mil veículos na região metropolitana e na região sul. “A nossa prioridade agora é prensar os veículos no interior e realizar este processo com mais agilidade. Por este motivo o edital foi readequado exigindo no mínimo duas prensas hidráulicas”, explicou Rogers Elizandro Jarbas, presidente do Detran.
Os veículos com restrições fazendárias, restrições judiciais e com registro de roubos e furtos não serão incluídos no certame.
Após a homologação do leilão, a empresa vencedora terá o prazo de 10 dias úteis para iniciar a retirada do material inservível conforme cronograma elaborado pela Comissão Especial de Leilão do Detran. De acordo com o edital, antes da trituração, a empresa vai realizar a separação, descontaminação, prensagem e pesagem de todo o material e só então poderá transportar e triturar.
A preocupação da autarquia é manter os pátios com o menor volume possível de veículos, principalmente por medida sanitária. De acordo com a diretora de Veículos do Detran, Talita Peske, também está programada a realização de leilões de veículos em condições de circular a cada seis meses conforme orienta a legislação.