Municípios precisam aderir à campanha nacional contra hanseníase
A técnica da SES, responsável pela campanha no estado, Regina Mary da Silva Nascimento, explica que os municípios prioritários são os que desenvolveram a campanha no ano passado, mas que outros municípios também podem aderir à campanha. Será realizada a busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as geo-helmintíases e exames para a detecção e tratamento de tracoma.
“Antes da campanha é preciso que os municípios mostrem interesse em participar, desta forma o Ministério da Saúde estabelece uma logística das ações que serão realizadas”, disse Regina. Assim como no ano passado, os alunos do ensino fundamental foram escolhidos como público alvo, por conta dos bons resultados obtidos.
A campanha consiste no fornecimento dos medicamentos necessários para cada agravo e dos materiais impressos que serão utilizados durante o processo. Para aderir, é preciso preencher o termo de compromisso, assinado pelo secretário municipal de saúde, bem como informar os contatos do responsável técnico definido pelo município para coordenação e articulação das ações relativas à campanha e monitoramento dos dados incluídos no sistema de informação.
Os municípios que já aderiam a Campanha no estado são: Claudia, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Olímpia, Novo Mundo, São José do Rio Claro, Sapezal, Vera e Vila Rica.