Exposição no Ganha Tempo homenageia mulheres desbravadoras
Historiadoras, militares, poetisas, políticas, enfim, desbravadoras. Esses e muitos outros são os perfis de mulheres mato-grossenses que estão sendo homenageadas pela exposição Mulheres Mato-Grossenses e que Mulheres, no Ganha Tempo de Cuiabá, até o dia 11 de março. A mostra traz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) em parceria com o Instituto Memória da Assembleia Legislativa, a ação reúne mulheres que não necessariamente nasceram, mas que se realizaram em Mato Grosso e fizeram a diferença no Estado, conquistando espaço e respeito, ao passo que mantiveram a coragem de manifestar seus ideais e opiniões.
Entre as homenageadas, estão figuras como a pianista e compositora Dunga Rodrigues, a poetisa Giovaneta Borba, a guerrilheira Jane Vanini, a 1ª mulher a exercer o cargo de governadora em Mato Grosso, Iraci França, pioneira no jornalismo segmentado em Mato Grosso Sueli Barbosa, ex-senadora Serys Marly, Maria Dimpina, Tereza Benguela, entre outras.
“Essa é uma exposição que reúne exemplos de mulheres, pessoas que não tiveram medo de expor seus ideais em meio a um mundo dominado por homens e fizeram a diferença. Elas abriram o espaço para as mulheres nas mais diversas áreas, lideraram e marcaram a história de alguma forma”, ressaltou a superintendente do Ganha Tempo, Rosany Figueiredo.
A assistente social Irene Brandão, 70 anos, passou pelo Ganha Tempo para solicitar um atendimento no Detran, mas não se conteve e parou alguns minutos para contemplar a exposição. Entusiasmada, ela revela que conheceu de perto algumas homenageadas, a exemplo Madalena Rodrigues, fundadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Organização da Mulher (Nepom/UFMT).
“Sou assistente social e conheci bastante a Madalena Rodrigues, por termos atuado na mesma área. Conheci também a Maria Müller. É um orgulho ver essa exposição aqui hoje, mostrando para toda a população as mulheres exemplares e guerreiras que nós temos no nosso Estado. Fico muito contente e me sinto representada”, ressaltou.
Figuras como Jacy Proença, primeira mulher negra a assumir a Prefeitura de Cuiabá, e Verinha Araújo, que foi vereadora e autora da primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de Cuiabá, também estão presentes na exposição e encorajam pessoas como a estudante Paula da Silva, de apenas 18 anos.
“É muito interessante poder conhecer as histórias das mulheres que foram pioneiras em Mato Grosso. São figuras que muitas vezes nós não conhecemos, mas não podemos deixar a memória delas apagar. Elas ocuparam um espaço em áreas que eram usadas somente por homens, romperam barreiras”, considerou.
Serviço
A exposição ficará aberta ao público até o dia 11 de março, sempre das 7h30 às 18h30. A entrada é gratuita. O Ganha Tempo de Cuiabá fica localizado na Praça Ipiranga, região central da capital.