Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 12 de Junho de 2017 às 15:56
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano/GCom-MT
O Festrilha divulga e preserva a tradição das quadrilhas, bastante forte na região do Araguaia
O Festrilha divulga e preserva a tradição das quadrilhas, bastante forte na região do Araguaia

O município de Bom Jesus do Araguaia recebe a penúltima etapa do Festival Mato-grossense de Quadrilhas (Festrilha 2017) nos dias 16 e 17 de junho. A festa será na Praça Central, a partir das 20h, com entrada gratuita. Entre os grupos participantes desta edição estão Amor Caipira (Alto da Boa Vista), Luz da Esperança (Alto da Boa Vista), Bonjarraiá (Bom Jesus do Araguaia), Brilha do São João (Luciara), Explosão Caipira (São Felix do Araguaia), Lumiar da Paixão (Ribeirão Cascalheira) e Amor Junino (Querência). O Festrilha 2017 é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas e tem a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) como principal apoiadora.

Ao todo, são 27 grupos quadrilheiros inscritos que vêm se apresentando nas etapas classificatórias em quatro municípios, sendo a final em General Carneiro no início de julho. Cada etapa classifica quatro grupos que seguem para a final. Os prêmios totalizam R$ 50 mil e a quadrilha vencedora representará Mato Grosso no festival nacional.

Terceira etapa

O grupo Coração Caipira (Porto Alegre do Norte) foi o primeiro colocado na etapa classificatória do Festrilha 2017 que aconteceu no último final de semana no município de Porto Alegre do Norte. Além dele foram classificados Beija Flor (Confresa), Flor do Sertão (Porto Alegre do Norte), Os Matutos do Xingu (Santa Cruz do Xingu), Os Caipiras do Araguaia (Confresa). Os quesitos analisados pela comissão julgadora são coreografia, casal de noivos, rei e rainha, marcadores e figurino.

Realizado há quase duas décadas, o Festival começou em Serra Nova Dourada e hoje já faz parte do calendário cultural de Mato Grosso. Além de manter viva uma tradição enraizada nas comunidades, a competição de quadrilhas em municípios diversos movimenta setores importantes para a economia, como o turismo e o comércio, além de manter viva a cultura junina e fazer com que ela sobreviva por gerações.

Programação

27 e 28 de maio – Rondónopolis

02 e 03 de junho – Araguaiana

08 a 10 de junho – Porto Alegre do Norte

16 e 17 de junho – Bom Jesus do Araguaia

30 de junho a 02 de julho (grande final): General Carneiro





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/30803/visualizar/