Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sábado - 17 de Junho de 2017 às 15:30
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: José Medeiros/Gcom-MT
Além de preservar manifestações da cultura popular, a Cavalhada traz retornos positivos ao turismo e economia
Além de preservar manifestações da cultura popular, a Cavalhada traz retornos positivos ao turismo e economia

O município de Poconé (100 km ao Centro-Sul de Cuiabá) estará em festa neste domingo (18.06), quando ocorre uma das mais tradicionais festas populares de Mato Grosso, a Cavalhada. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e reúne, todos os anos, centenas de pessoas. Moradores e turistas assistem a um espetáculo emocionante a céu aberto, que retrata a luta entre mouros e cristãos.

Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Se na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A Cavalhada mantém viva uma tradição que movimenta a cidade de Poconé no mês de junho, trazendo retorno positivo não apenas para a cultura, mas ao turismo e economia, segundo informa um dos coordenadores do evento, Vanderley Silva.

No dia da encenação, a população acorda cedo para prestigiar a festa. Neste domingo (18.06), a Cavalhada começa às 7h, no Clube CCR, em Poconé, com entrada gratuita. Há um intervalo para almoço, das 11h às 15h. A festa termina no final da tarde.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/30933/visualizar/