PREVENÇÃO
Ministério promove ações para incentivar uso de camisinha nas festas juninas As festas juninas de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, terão novos personagens neste ano: o homem e a mulher camisinha
Com o tema Tem Camisinha na Festa, o Ministério da Saúde lança a campanha de conscientização para o uso da camisinha durante as festas juninas. Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, terão novos personagens para incentivar as ações: o homem e a mulher camisinha. O foco do Ministério da Saúde é estimular, também, o uso da camisinha feminina.
O ministério tem apostado nas grandes festas populares brasileiras, com ampla capacidade de mobilização popular, para potencializar as ações de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis.
O Brasil atua dentro de um conceito de prevenção combinada, que inclui distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação de acesso a novas tecnologias, como testagem rápida (incluindo fluido oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.
Boletim
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualmente 827 mil pessoas vivem com HIV e Aids no Brasil. Desse total, 372 mil ainda não estão em tratamento, e, destas, 260 já sabem que estão infectadas.
Atualmente, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes, com cerca de 41,1 mil casos novos ao ano.