Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 29 de Fevereiro de 2016 às 16:10
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


As crianças atendidas pelo Projeto Siminina foram contempladas com kits educativos doados pela empresa Energisa. A entrega ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Pedra 90, na última sexta-feira (26), e contou com a presença da primeira-dama da capital, Virginia Mendes, do secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), José Rodrigues, e do gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa Mato Grosso, Marcelo Onoe.

Ao todo foram entregues 900 kits compostos cada um por quatro cartilhas sobre consumo consciente e seguro de energia elétrica, preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O material é adaptado para a linguagem infantil, repleto de ilustrações do cartunista Ziraldo.

O material entregue pertence ao programa Procel na Educação Básica e têm aprovação do Ministério da Educação (MEC). Eles integram o Projeto Nossa Energia, que possui três caminhões-escola climatizados e adaptados, que se transformam em laboratórios e percorrem todo o estado visitando escolas e projetos sociais.

A primeira-dama Virgínia Mendes contou que quando conheceu o projeto no dia do lançamento, em agosto de 2015, achou super interessante a proposta. “Essa parceria com a empresa possibilitou ampliar o atendimento às nossas meninas do Siminina. As crianças são excelentes agentes multiplicadores. Elas são curiosas, aprendem rápido e vão levar pra dentro de casa as informações que receberem, ajudando na conscientização dos pais e comunidade o uso racional de energia elétrica", ressaltou.

Representando a diretoria da Energisa Mato Grosso, Marcelo Onoe falou sobre a importância da parceria entre a empresa e o projeto Siminina. “Além das cartilhas, as crianças também vivenciaram na prática como podem contribuir com o uso consciente da energia elétrica dentro de casa. Esse projeto da Energisa é de extrema importância, pois tem como público as crianças, tanto das escolas quanto de projetos sociais, e elas serão nossos futuros consumidores”, destacou Onoe.

O secretário de Assistência Social, José Rodrigues, destacou que sempre que possível atividades de conscientização são inseridas no dia a dia das crianças que participam dos projetos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SMASDH. “Além do uso racional de energia, também trabalhamos com estas crianças diversos temas voltados à formação da cidadania e de uma consciência coletiva. É nosso dever enquanto agentes públicos auxiliá-las para uma futura transformação social”, frisou José Rodrigues.

O Siminina está atualmente com quase 950 meninas matriculadas, com idades entre 06 e 14 anos, em 17 unidades, sendo 16 em Cuiabá e uma no Distrito da Guia. O projeto busca prevenir situações de risco e violação de direitos por meio de atividades extracurriculares, como por exemplo, reforço escolar, aulas de dança, teatro, palestras educativas com temas como saúde bucal, gravidez na adolescência, planejamento familiar, cidadania, entre outros assuntos.

 

Participaram da entrega a coordenadora dos projetos de Eficiência Energética da Energisa, Marjorie Teruel, a coordenadora do projeto Siminina, Rosamaria Carvalho, e a coordenadora do CRAS Pedra 90, Maria Auxiliadora Bezerra.

 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/3114/visualizar/