Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016 cerca de 1.500 carteiras de trabalho digital foram emitidas nas unidades do Sine Coxipó e Sine do Shopping Popular, localizado no bairro Porto. O levantamento é da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico que passou confeccionar a carteira no formato passaporte em agosto do ano passado.
De acordo com o secretário municipal da pasta, Alex Jony Silva, a recomendação é para que a população vá até os postos para retirar o documento. “Ao longo deste período chegamos a ter filas para solicitar a carteira, no entanto, as pessoas se esquecem de voltar para buscar”, explicou.
O sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Todas as informações serão cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. O cadastro permitirá ainda a realização de consultas sobre a vida profissional do trabalhador, como saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), contagem do tempo de serviço e pagamento de abono salarial.
A carteira de trabalho digital é realidade em estados como Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para fazer o pedido, o trabalhador deve fornecer apenas o RG, CPF e cópia do comprovante de endereço. Após o cadastramento a carteira deve ser entregue ao trabalhador em um prazo de 30 a 60 dias, dependendo da demanda. Quem já tem o documento não precisa se deslocar até os postos para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida.
No Sine também são ofertados os serviços de captação de vagas, encaminhamento ao mercado de trabalho, entrada no pedido de seguro-desemprego e cursos de capacitação profissional. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.