Cafeicultores mato-grossenses receberão mudas de café clonal através do Pró Café
O objetivo é atender a 50 pequenos cafeicultores em cada um dos dez municípios contemplados. Os cafeicultores serão selecionados pelas secretarias municipais de agricultura, que receberão mil mudas de café clonal.
A variedade de café clonal possui maior resistência a temperaturas elevadas e chega a produzir quatro vezes mais do que as variedades arábica e conilon.
A previsão é que para o primeiro ano do projeto sejam investidos pouco mais de um milhão de duzentos mil reais (R$ 1. 200 milhão), sendo R$ 725 mil provenientes de emendas parlamentares estaduais.
O Pró Café MT é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso e conta com o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa.
Os municípios contemplados no programa são: Colniza, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Alta Floresta, Carlinda, Rondolândia, Aripuanã, Juína, Nova Monte Verde e Tangará da Serra.
A linha de atuação do projeto contempla a produção e disseminação de mudas de café, bem como a instalação de duas unidades de referência tecnológica com o apoio da Embrapa de Rondônia, que é especialista na variedade de café clonal, diferente da arábica e conilon que hoje são produzidos em cerca de 20 mil hectares em Mato Grosso.