Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 24 de Fevereiro de 2016 às 15:55
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) informa que os usuários do Programa Bolsa Família de Pontes e Lacerda (483 km ao oeste de Cuiabá) receberão pagamento adiantado do benefício referente aos meses de fevereiro e março deste ano.

A medida atende a situação de estado de emergência declarada pelo município e homologada pelo Governo do Estado, após fortes chuvas atingirem a região em janeiro deste ano, deixando as famílias que já se encontravam em situação de vulnerabilidade social em risco ainda maior.

A autorização do pagamento, a ser realizado pela Caixa Econômica Federal, foi concedida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A guia de orientação para o pagamento especial já foi enviado pela Setas ao Poder Público daquele município.

De acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Ferreira, a ação especial mediada pelo Governo do Estado após a solicitação da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda é essencial para garantir o auxílio financeiro às famílias nesse momento de crise.

“Esse apoio financeiro será essencial para que essas famílias possam tentar retomar a normalidade de suas vidas. Agora, com a autorização concedida pelo Governo Federal para o pagamento, a Setas está orientado o Poder Público Municipal a como agir para conceder esse benefício aos usuários”, disse.

Joana Darc, secretária de Assistência Social e Trabalho de Pontes e Lacerda, reconhece o auxílio como essencial para recuperação das famílias afetadas. “Nós já levamos alimentos e alguns itens para essas famílias, mas elas precisam desse benefício para outras necessidades”, considerou.

O pagamento aos beneficiários ocorrerá independente do final do Número de Identificação Social (NIS).

Emergência

Pontes e Lacerda teve homologada sua situação de emergência pelo Governo do Estado ainda na primeira quinzena deste mês, após a Defesa Civil ter atestado a situação sensível do município, atingido pelas fortes chuvas ocorridas nos dias 17 e 18 de janeiro deste ano.

Pontes foram destruídas, estradas ficaram com trânsito interrompido à época, e diversas famílias ilhadas. Diante da situação crítica, o Poder Público Municipal solicitou apoio do Executivo, por meio da Setas, para intermediação junto ao Governo Federal para liberação do pagamento do PBF.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/3213/visualizar/