OPERAÇÕES COM CÃES
Sejudh promove 1º Curso de Cinotecnia no Sistema Penitenciário As inscrições devem ser feitas de 15 de agosto a 08 de setembro, conforme o edital publicado
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Seudh) abre nesta semana as inscrições para o 1º Curso de Cinotecnia do Sistema Penitenciário. Coordenado pela Escola Penitenciária, o objetivo do curso é capacitar e aprimorar agentes penitenciários e integrantes de forças de segurança para o desempenho de missões que exijam atuação operacional com cães. Confira o edital.
Serão ofertadas 27 vagas, sendo 20 para agentes do Sistema Penitenciário, uma vaga para o Sistema Socioeducativo e seis vagas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Grupamento Especial de Fonteira e Guarda Municipal de Várzea Grande.
As inscrições devem ser feitas de 15 de agosto a 08 de setembro. O processo seletivo de inscrição ao curso será composto por quatro fases: inscrição; avaliação médica; Teste de aptidão física – TAF e prova objetiva de conhecimento específico e redação. As forças de segurança enviarão seus candidatos devidamente pré selecionado, obedecendo os critérios descritos no edital, conforme especificidade da instituição de origem.
A parte teórica do Curso de Cinotecnia será realizada na Escola Penitenciária da Sejudh e a prática no canil da Penitenciária Central do Estado, na capital. O curso contará com atividades que possibilitarão o desenvolvimento de técnicas de condução e adestramento de cães, simulações de operações e busca a drogas, além de instruções sobre legislação, anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia canina.
O Sistema Penitenciário possui canis em três unidades: PCE, em Cuiabá; Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis e cadeia pública de Barra do Garças.