MPE realiza congresso para discutir dilemas e desafios no processo de educação
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realiza nos dias 24 e 25, no auditório do Univag, o “Congresso: Determinantes do Sucesso Educacional no Brasil” para refletir com a sociedade, profissionais da educação e membros da comunidade escolar sobre os desafios e dilemas no processo de educação no Brasil e no município de Várzea Grande.
Segundo o promotor de Justiça Carlos Rubens, o congresso será dividido em dois momentos: no primeiro dia o público-alvo é formado por professores, coordenadores e diretores da rede pública de ensino, alunos do curso de Pedagogia do Univag e voluntários do Projeto Fortalecer. A expectativa é de que 200 pessoas participem da discussão que ocorrerá no auditório II, Bloco C do Univag.
De acordo com a programação, a abertura do evento começa às 8h30 com apresentação cultural. Às 9 horas, a palestra “Mitos e estereótipos da violência doméstica e familiar contra a mulher”, será proferida pela promotora de Justiça, Regilaine Magali Bernardi Crepaldi.
Às 10 horas, o professor doutor Fernando Tavares Junior, do programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora ministrará palestra com o tem “Socializações e formação das juventudes no Brasil: Rendimento educacional e trajetórias”. Às 11 horas o congresso é aberto para debate.
No período vespertino, às 14 horas, o encontro retoma com a palestra “Violência nas escolas”, proferida pelo promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko Júnior. Às 15 horas, o tema: “Plano Nacional de Educação e legislação educacional no Brasil: Indicadores, responsabilidade social e accountability” será ministrado pelo professor doutor Fernando Tavares Junior.
No segundo dia, (25/08), o evento será fechado para 30 pessoas, todas indicadas previamente. O grupo inclui diretores, representantes da Secretaria de Educação, Sindicato dos Professores, pais de alunos e um aluno indicado. A discussão vai girar em torno da Judicialização da educação no Brasil; Controles sociais e cidadania. O encontro acontecerá no Núcleo de Práticas Jurídicas do Univag.
O congresso é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Projeto Fortalecer, com o apoio do CAPES, Observatório da Educação (OBEDUC) e Univag.