Parar de fumar melhora qualidade de vida Fumantes precisam enfrentar abstinência para superar a dependência química
Deixar de fumar é um desafio, mas os benefícios de largar o cigarro ajudam a melhorar e muito a qualidade de vida. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), após 20 minutos sem cigarro, a pressão sanguínea é normalizada, e cinco anos depois os riscos de infarto se igualam ao de pessoas que nunca fumaram.
Uma das maiores dificuldades é que o tabagismo é considerado uma doença pelo Inca, já que causa dependência química. Desse modo, parar de fumar pode acarretar em sintomas desagradáveis. Contudo, o fumante pode adotar estratégias para superá-los e vencer a dependência.
1. Eleger uma data para parar de fumar. O ideal é que nesse dia o fumante procure atividades relaxantes para se distrair.
2. Inserir novas atividades à rotina como substitutas ao cigarro, como caminhada. Manter-se ativo é sempre a melhor opção.
3. Evitar lugares com muitos fumantes, para evitar a vontade de fumar.
4. Evitar consumo de café e bebidas alcoólicas que podem aumentar o desejo pelo cigarro.
5. Substituir o cigarro por outros alimentos quando a vontade de fumar o acometer, como uma fruta, tomar água ou mesmo escovar os dentes.
6. Se a vontade for muito intensa, outra estratégia é manter as mãos ocupadas com um elástico ou desenhando.
7. Crie um sistema de recompensas. O dinheiro que seria gasto com o cigarro pode ser guardado e, ao fim de uma semana, o acumulado pode ser usado para adquirir algo que se goste.
8.Identificar os gatilhos na rotina: quais as atividades que estão associadas ao hábito de fumar.
9. Ao tomar a decisão de parar de fumar, livrar-se de todos os isqueiros, cinzeiros e cigarros.
10. Buscar apoio médico, que pode encaminhar tratamentos como terapias e indicar medicamentos que ajudem a lidar com a ansiedade.