MT sedia seminário que aborda exploração sexual infanto juvenil
O seminário será realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, na Av. Dom Orlando Chaves, 2275, Bairro Cristo Rei, próximo ao Hospital Metropolitano. No primeiro dia, Maria Augusta Dib, doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Pastoral da Mulher Marginalizada, debaterá o tema “Contemporaneidade e Cultura dos Excessos”.
Em seguida a representante do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Danille Silva trata da “Contextualização sobre as violações de direitos da população infanto juvenil no Brasil e no estado de Mato Grosso”. Este mesmo painel será acompanhado pela oficial de Programação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e representante do Conselho Estadual do Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Thais Dumet Faria.
O terceiro painel discute “Olhares da sociedade civil sobre Enfrentamento a violações de direitos”. Aqui, os expositores são o professor mestre Joseleno Vieira dos Santos, coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o professor mestre Clóvis Vailant.
O último painel do primeiro dia, intitulado “Diálogos: Políticas Públicas no Enfrentamento às Violações de Direito da Criança e Adolescente”, reunirá o coordenador da Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antônio José Angelo Motti; o promotor de Justiça da Comarca de Rondonópolis e Coordenador do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Rondonópolis/MT, Ari Costa, e a coordenadora do Programa Saúde do Adolescente/SES/MT e Membro do Cetrap e Cedca, Cleidi Elaine.
Às 18h, será realizada reunião entre representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com vistas a rearticulação da Comissão Interestadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste.
No segundo dia do seminário, serão realizados três painéis. O primeiro discute o Enfrentamento ao tráfico de pessoas – Olhar do Sistema de Garantia de Direitos; o segundo debate as Redes de Articulação no enfrentamento as violações de direitos de Criança e Adolescente, e o terceiro tratar do trabalho da igreja no enfrentamento da violência sexual infanto juvenil.
Às 13h será apresentada a Comissão Interestadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste, com representante do DF, MS, GO e MT. O encerramento do evento está previsto para 16h.