Projeto de lei estimula doação de sangue em Mato Grosso A medida consta em uma proposta assinada pelo deputado estadual Adriano Silva (PSB)
O deputado Adriano Silva (PSB) é autor de um projeto de lei (nº 436) que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas prestadoras de serviços públicos, além de concessionárias de água, esgoto, telefonia e internet a inserir em suas faturas ou boletos uma mensagem de incentivo à doação de sangue. Além da frase “Doe sangue”; também fazer constar o endereço eletrônico do Hemosan e o telefone para mais informações.
“A doação de sangue é fundamental para diversos tratamentos médicos, especialmente de emergência. Contudo, a falta do material é um problema constante. Muitas vidas poderão ser salvas com esta campanha simples, baratíssima e permanente de conscientização”, afirmou o parlamentar.
Segundo o deputado, “é dever do Estado cuidar da saúde e do bem-estar de seus cidadãos e, nesse sentido, este projeto de lei visa proteger o bem maior da pessoa humana, a vida”, revelou Adriano Silva.
Ele alega que muitas pessoas poderiam doar sangue e não o fazem simplesmente por não pensarem melhor no assunto e não saberem aonde se dirigir para poder praticar esta iniciativa. “Assim, esse projeto possibilitará uma maior difusão das informações necessárias à doação de sangue”, disse ele. “É uma iniciativa para ajudar a conscientizar as pessoas, e principalmente, salvar vidas”, falou o deputado.
Doadores - Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.