A programação é realizada em alusão ao evento católico da Semana Santa e este ano tem como tema Nosso Peixe é Digoreste...Venha aqui prová!!. As vendas ocorrem no período de 23 a 25 de março em 28 pontos espalhados pela cidade, das 7h30 às 20h. Na sexta-feira (25), os pontos fecham às 14h.
O peixe redondo (sem vísceras e escamas) será vendido a R$11,50 o quilo e peixe de couro (sem vísceras) a R$18,00 o quilo. Entre as espécies disponíveis estão Pintado, Tambatinga e Pirapitinga.
Durante a reunião foram repassadas informações relacionadas ao uso de uniforme, inscrições, manuseio correto do pescado, exigência da carteira sanitária e outros documentos necessários para obter a autorização de trabalho.
“Nossa principal preocupação é manter a qualidade, mas para isso é preciso reforçar com cada um deles a importância de se comprometerem para que saia tudo como planejado e todos sejam beneficiados”, afirmou o professor e engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Osvaldo Lara.
Aroldo Manoel Rodrigues de 57 anos é pescador e conta que neste período do ano as vendas aumentam e melhoram a renda da família. “Muitos trabalham em pontos fixos ao longo do ano, mas a semana santa fortalece o consumo por parte da população e contribui para conseguirmos um dinheiro extra”, disse.
No dia 29 de fevereiro haverá um curso de qualificação para piscicultores e vendedores que já atuam no projeto, na Secretaria Municipal de Educação. No dia 1º de março, o mesmo curso será ministrado para novos piscicultores e vendedores, na Secretaria Municipal de Educação.
Entre os dias 7 e 10 de março ocorre o credenciamento, na Secretaria de Trabalho. No dia 21 de março terá uma coletiva de imprensa para o lançamento do Peixe Santo, na Praça Ipiranga. No dia 22, a Prefeitura realizará um seminário sobre o consumo de pescado, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
De acordo com o secretário de Trabalho, Alex Jony Silva, a expectativa de vendas para a 25ª Edição é de 150 toneladas. “Estamos muito felizes com os avanços do projeto e a parceria feita, principalmente com os comerciantes e piscicultores que entenderam e nos apoiaram em cada decisão”, concluiu.
O evento será realizado em parceria com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos, Governo e Comunicação, Saúde (Vigilância Sanitária), Ordem Pública, Meio Ambiente, Assistência Social, assim como a Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.