Sintep/MT reúne com ex-reitora da UFMT para debater políticas educacionais
A necessidade de políticas educacionais voltadas, de fato, para a população, foi o tema da reunião realizada na quinta-feira (01.02) entre o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder e lideranças políticas e sociais.
“No contexto da perda de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, seja no âmbito nacional ou regional, é ainda mais urgente a necessidade da união das forças progressistas, para a criação e implantação de uma política social e popular. Estamos muito lisonjeados em receber a professora Maria Lúcia que sempre militou em favor dos direitos sociais”, avalia o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes.
Além de professora universitária, Maria Lúcia foi reitora da UFMT entre os anos de 2008 e 2016, período em que foram realizadas ações como a política de cotas, aumento da assistência estudantil e ampliação de cursos. “É fundamental nos unirmos [todos os trabalhadores] para a retomada do poder pela classe trabalhadora, para lutar pelos direitos sociais, não só para barrar retrocessos, como para avançar em novas conquistas”.
Além da direção do Sintep/MT e da ex-reitora, participaram da reunião o presidente da CUT-MT, João Dourado, o diretor da CUT-MT, Robson Ciréia, Vinícius Brasilino, do movimento estudantil, e Miranda Muniz, coordenador de uma das centrais sindicais em Mato Grosso.