Casa de Artes de Várzea Grande abre temporada de cursos
Neste sentido, a Casa de Artes quer contar com a presença maciça de alunos da rede pública municipal e estadual nas suas dependências durante o ano inteiro, quando terão a oportunidade de interagir com artistas regionais, participar de apresentações teatrais e aprofundar conhecimentos acerca da história e cultura do município, com os historiadores do órgão.
Este projeto cultural inclui visitas a unidades escolares do município e mostra de fotografias e recursos técnicos utilizados na época para captação das imagens, enumerou. "Ao inserir a presença das escolas na Casa de Artes, evoluímos como instrumento fomentador de cultura artística. É preciso mostrar às novas gerações o valor referencial do órgão nesse aspecto”.
Ela enfatiza que a Casa de Artes além de oferecer espaço contemplativo, em face da exposição de trabalhos artísticos, também é polo de aprendizado constante, pois ministra cursos em áreas distintas (violão, teclado, bordados, rede no tear, corte, costura, desenho e pintura em tela e tecido). “Soma-se a esse elenco, os cursos de artesanato, esculturas, e exposições, com agregação de valores em âmbito institucional".
Ana Paula informou também que qualquer pessoa pode se matricular, a partir do dia 1º próximo nos cursos ofertados pela Casa de Artes. A duração é de quatro meses, ministrados duas vezes por semana. Apenas os cursos de teclado e violão têm duração média de uma hora/dia, 3h para os demais. "O encerramento dos cursos acontece no dia 1º de julho.
O curso de rede no tear, por exemplo, foi reativado na atual gestão. Outros inéditos serão ofertados no decorrer de 2016. A Casa de Artes trabalha assim em várias vertentes para fortalecer o movimento cultural e abrir espaços atrativos à visitação e participação geral de artistas e comunidade".