Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 16 de Fevereiro de 2016 às 14:38
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, e uma equipe técnica da pasta iniciaram nesta segunda-feira (15.02) visita aos municípios do consórcio Médio Araguaia. O trabalho, que segue até sexta-feira (19.02), contará com assinatura de termos de cooperação para adesão ao sistema GeoCidades, bem como início do processo de implantação dos planos diretores em cada uma das localidades. 

Na manhã desta segunda-feira, a primeira audiência foi realizada com representantes municipais de Querência. Já no período da tarde, as ações ocorreram em Ribeirão Cascalheira. Em ambas as localidades, Chiletto conheceu as principais demandas e também destacou o trabalho da Secid, em apoiar os municípios nas áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, pavimentação e obras públicas.

Em Querência, o secretário se reuniu com o prefeito Gilmar Wentz e conheceu as principais demandas locais. Dentre elas, pavimentação e drenagem. Já em Ribeirão Cascalheira, o prefeito Reynaldo Diniz também destacou como prioridade as áreas de pavimentação e drenagem, assim como a distribuição e tratamento de água. 

Atualmente, o município Querência conta com quatro convênios firmados com a Secid. Todos relacionados à área de pavimentação para as avenidas Central, Mato Grosso, Cuiabá, além das ruas Amazonas, Goiás, Maranhão, F23, B8 e ainda as travessas F25 e F26. 

"A presença do Estado na cidade é importante para que as demandas sejam conhecidas realmente. Hoje, nosso município necessita principalmente de ações na área de pavimentação e drenagem, porém também há solicitações em habitação, esgotamento sanitário e abastecimento de água. O Governo, ao saber das necessidades locais, tem condição de empenhar recursos em cada município e de forma adequada", destacou Wentz.

Segundo Reynaldo Diniz, a área de habitação, pavimentação urbana e distribuição de água estão entre as principais demandas do município de Ribeirão Cascalheira. "A presença do secretário Chiletto e sua equipe só vem a contribuir claramente para a cidade. Esperamos que o Plano Diretor Municipal nos dê os devidos encaminhamentos para que as demandas sejam executadas de forma adequada. Queremos melhorar e organizar a nossa cidade", destacou o gestor. 

Audiências

Para ampliar as ações nos dois municípios, o secretário adjunto de Políticas Urbanas, Cláudio Miranda, realizou apresentação destacando a necessidade das cidades implantarem seus respectivos planos diretores. Segundo Miranda, a ferramenta é fundamental para que o crescimento urbano aconteça de forma ordenada e com qualidade. 

"O implantação do Plano Diretor é imprescindível para que as melhorias nas áreas urbanas sejam desenvolvidas com qualidade, principalmente no que se diz respeito à habitação, saneamento, pavimentação, como também instalação de unidades públicas para atendimento adequado dos munícipes", confirmou Miranda. 

Outro sistema apresentado foi o GeoCidades, software desenvolvido pela Secid e que é disponibilizado de forma gratuita para os municípios. Ainda durante as audiências, ambos os gestores assinaram termos de compromisso para implantação do sistema. "Este é um programa multifinalitário, que pode ser utilizado pelos gestores municipais e em âmbito de consórcio. Além de o Estado disponibilizar o software, também está preparado para capacitar os servidores municipais que foram indicados para operarem o novo sistema de geo-referenciamento".

Para os gestores, Chiletto reforçou o compromisso da secretaria de apoiar as demandas centrais de cada uma das cidades. "Temos equipes técnicas capacitadas e à disposição dos municípios quando se trata do atendimento às demandas locais. Queremos trabalhar em parceria com os municípios, pois juntos conseguimos mais para os mato-grossenses", concluiu.

Também participam das visitas na região do consórcio Médio Norte os superintendentes de Orçamento e Convênios, Rafaela Damiani, e o de Mobilidade Urbana, Paulo Borges. 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/3465/visualizar/