Secretaria das Cidades visita municípios e assina termos de cooperação
Na manhã desta segunda-feira, a primeira audiência foi realizada com representantes municipais de Querência. Já no período da tarde, as ações ocorreram em Ribeirão Cascalheira. Em ambas as localidades, Chiletto conheceu as principais demandas e também destacou o trabalho da Secid, em apoiar os municípios nas áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, pavimentação e obras públicas.
Em Querência, o secretário se reuniu com o prefeito Gilmar Wentz e conheceu as principais demandas locais. Dentre elas, pavimentação e drenagem. Já em Ribeirão Cascalheira, o prefeito Reynaldo Diniz também destacou como prioridade as áreas de pavimentação e drenagem, assim como a distribuição e tratamento de água.
Atualmente, o município Querência conta com quatro convênios firmados com a Secid. Todos relacionados à área de pavimentação para as avenidas Central, Mato Grosso, Cuiabá, além das ruas Amazonas, Goiás, Maranhão, F23, B8 e ainda as travessas F25 e F26.
"A presença do Estado na cidade é importante para que as demandas sejam conhecidas realmente. Hoje, nosso município necessita principalmente de ações na área de pavimentação e drenagem, porém também há solicitações em habitação, esgotamento sanitário e abastecimento de água. O Governo, ao saber das necessidades locais, tem condição de empenhar recursos em cada município e de forma adequada", destacou Wentz.
Segundo Reynaldo Diniz, a área de habitação, pavimentação urbana e distribuição de água estão entre as principais demandas do município de Ribeirão Cascalheira. "A presença do secretário Chiletto e sua equipe só vem a contribuir claramente para a cidade. Esperamos que o Plano Diretor Municipal nos dê os devidos encaminhamentos para que as demandas sejam executadas de forma adequada. Queremos melhorar e organizar a nossa cidade", destacou o gestor.
Audiências
Para ampliar as ações nos dois municípios, o secretário adjunto de Políticas Urbanas, Cláudio Miranda, realizou apresentação destacando a necessidade das cidades implantarem seus respectivos planos diretores. Segundo Miranda, a ferramenta é fundamental para que o crescimento urbano aconteça de forma ordenada e com qualidade.
"O implantação do Plano Diretor é imprescindível para que as melhorias nas áreas urbanas sejam desenvolvidas com qualidade, principalmente no que se diz respeito à habitação, saneamento, pavimentação, como também instalação de unidades públicas para atendimento adequado dos munícipes", confirmou Miranda.
Outro sistema apresentado foi o GeoCidades, software desenvolvido pela Secid e que é disponibilizado de forma gratuita para os municípios. Ainda durante as audiências, ambos os gestores assinaram termos de compromisso para implantação do sistema. "Este é um programa multifinalitário, que pode ser utilizado pelos gestores municipais e em âmbito de consórcio. Além de o Estado disponibilizar o software, também está preparado para capacitar os servidores municipais que foram indicados para operarem o novo sistema de geo-referenciamento".
Para os gestores, Chiletto reforçou o compromisso da secretaria de apoiar as demandas centrais de cada uma das cidades. "Temos equipes técnicas capacitadas e à disposição dos municípios quando se trata do atendimento às demandas locais. Queremos trabalhar em parceria com os municípios, pois juntos conseguimos mais para os mato-grossenses", concluiu.
Também participam das visitas na região do consórcio Médio Norte os superintendentes de Orçamento e Convênios, Rafaela Damiani, e o de Mobilidade Urbana, Paulo Borges.