Maluf busca apoio para conclusão de Hospital do Instituto Lions da Visão
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) reuniu-se com o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, na quinta-feira (12), para solicitar apoio para conclusão da obra do hospital do Instituto Lions da Visão, paralisada há quatro anos por falta de recursos financeiros.
Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de utilização de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com o Ministério Público Estadual (MPE).
“Viemos pedir o apoio do doutor Mauro Curvo e ele nos recebeu muito bem. Vamos dar continuidade às conversas para definirmos uma alternativa. A conclusão dessa obra é muito importante, pois o Instituto Lions é referência mundial em atendimentos oftalmológicos, que são oferecidos gratuitamente a pessoas de baixa renda”, explicou Maluf.
Segundo o presidente do Instituto, Whady Lacerda, são necessários R$ 2 milhões para finalizar os trabalhos. Atualmente, a unidade realiza cerca de 700 cirurgias e 2 mil consultas por mês. Após a conclusão da obra, que inclui a construção de 64 novas salas de atendimento, poderão ser realizadas até 2,5 mil cirurgias e 6 mil consultas todos os meses no local.
Novos procedimentos também passarão a ser efetuados, como transplante de córnea, implante de olho biônico e tratamento de retinopatia diabética, uma complicação da diabetes que pode causar cegueira.
“Essa é a maior obra da América Latina de oftamologia e filantropia. Precisamos que ela seja concluída, pois a atual estrutura do hospital não é suficiente para atender toda a demanda e a ajuda do deputado Guilherme Maluf tem sido muito importante para nós”, destacou Whady.
Instituto Lions da Visão
Criado em 1999, o Instituto Lions da Visão é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da saúde, com especialidade em atendimento oftalmológico. Oitenta por cento da receita do Instituto provém do SUS e os restantes são oriundos de doações dos Clubes de Lions de Mato Grosso e de parcerias com empresas privadas.
Desde 1999 já foram realizadas 235.905 consultas, 113.600 cirurgias e doados 171.903 óculos.