Ribeirinho Cidadão começa hoje em Santo Antônio de Leverger
A abertura será realizada na Marina da Gaivota, na Avenida Beira Rio. Seguindo a tradição ribeirinha, os voluntários do projeto serão recepcionados com um quebra torto, oferecido pela Prefeitura Municipal de Santo Antonio, antes de iniciar os trabalhos. Logo em seguida, às 9 horas, acontecerá uma apresentação cultural de Siriri e do Grupo Arte.
O atendimento ao público terá início às 11 horas, na Praia do Poço. A parte fluvial do projeto começa no dia 12 e vai até o dia 21 de fevereiro. Durante mais de duas semanas uma equipe de 70 profissionais vai levar atendimento gratuito nas áreas jurídicas, de saúde e assistência social.
A equipe, formada por voluntários, irá atender ribeirinhos de 46 comunidades nos municípios de Santo Antonio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e Juscimeira.
As pessoas poderão, por exemplo, formalizar a união, pedir divórcio, solicitar pensão alimentícia, tirar documentos pessoais, dar entrada a pedido de aposentadoria, fazer consulta médica, exames com oftalmologista, tratamento dentário, entre outros atendimentos, todos eles ofertados ali mesmo, dentro das embarcações e sem nenhum tipo de custo.
Nesta 9ª edição a parte fluvial contará com quatro embarcações, sendo duas chalanas, o navio hospital da Marinha do Brasil e uma chalana de Colônia de Pesca Z-5.