Alterações viárias na região do Goiabeiras começam nesta sexta
As intervenções adotadas levaram em conta a contagem de veículos que passam pela Lava Pés. O projeto implicou no fechamento de quatro retornos (no canteiro central) e a instalação de dois semáforos: um, em frente ao shopping (Rua Almirante Henrique Pinheiro Guedes com a Avenida Lava Pés) e o outro no cruzamento da Rua Tenente Alcides Duarte de Souza com a Lava Pés (esquina da Drogasil). Também foi feita a inversão de uma quadra da Almirante Henrique Pinheiro Guedes (lateral do shopping, do posto de gasolina) que tem mão única sentido Lava Pés e, a partir de amanhã, irá descer. Já na Rua General Rabelo (na outra lateral do shopping), também terá alteração em uma quadra; a via que atualmente desce, vai subir no sentido avenida.
Com estas inversões, a Almirante Henrique Pinheiro Guedes e a General Rabelo formam um binário: a primeira desce, e a outra, sobe. Próximo a estas ruas, outras duas vias que hoje são mão dupla formam também outro binário: a General Neves terá sentido único até a Tenente Alcides Duarte de Souza; e a Major Otávio Pitaluga, sentido único para a Almirante Henrique Pinheiro Guedes.
A Rua Tenente Alcides Duarte de Souza (lateral do 44º Batalhão) continua mão dupla, já que é uma importante via por onde trafegam os ônibus do transporte coletivo (na esquina desta rua com a Lava Pés está instalado o outro semáforo). Quem sobe a Tenente Alcides Duarte de Souza tem a opção, no semáforo, de entrar à direita na Lava Pés, sentido Choppão; à esquerda na Lava Pés, sentido Santa Rosa, ou seguir direto, atravessando a Lava Pés, e acessando a Mascarenhas de Moraes, permitindo, assim, a ligação dos bairros Duque de Caxias I e Duque de Caxias II
No bairro Duque de Caxias II foi feita outra mudança que vai ajudar a desafogar o tráfego da Lava Pés. A Rua Marechal Zenóbio da Costa (rua da antiga Secopa) continua mão dupla entre a Avenida Lava Pés e a João Bento e sentido único entre a Corsino Amarante e a João Bento. A alteração será na Corsino Amarante, que será mão dupla do cruzamento da João Bento com a Avenida Senador Filinto Muller.
Impacto de vizinhança
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, o ponto de partido para as mudanças foi um projeto de impacto de vizinhança aprovado em 2005 na prefeitura pelo Shopping Goiabeiras, que é parceiro da prefeitura nestas mudanças. Com a expansão do shopping e o aumento do movimento no entorno, após as intervenções feitas para a Copa do Mundo, estas alterações foram viabilizados.
“O shopping , que se expandiu, é considerado um polo gerador de tráfego e é natural que o movimento tenha aumentado na Lava Pés, que é uma avenida de passagem, por ligar a região do Santa Rosa e Antártica ao centro. E as medidas tomadas nesta via e em outras visam aumentar a capacidade de fluxo, e uma das medidas foi retirar os estacionamentos ao longo da avenida no horário de pico”, explicou o secretário. Para facilitar o acesso dos clientes, o estacionamento será permitido em frente aos estabelecimentos – bares e restaurantes – entre 20h e 7h. Durante o dia, as duas faixas da avenida estarão livres para o tráfego dos veículos para aumentar o fluxo.
Faixas de pedestres
Conforme o secretário Thiago França, as intervenções na Lava Pés priorizaram a segurança viária, tanto de motoristas como de pedestres. “Com o aumento do movimento do shopping e a instalação de inúmeros empreendimentos, com o consequente crescimento do fluxo de veículos, ocorreram na região inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais, causados, não só pelo excesso de velocidade, mas também por causa dos retornos”, explicou. E, para aumentar a segurança dos pedestres, o ponto de travessia será nas faixas localizadas no semáforo, em frente ao shopping, e também no outro semáforo, próximo à Drogasil.
Acesso da Miguel Sutil
O secretário sugeriu também que o motorista que trafega pela Miguel Sutil (sentido rodoviária) pode encurtar caminho e não precisa ir até a rotatória do Santa Rosa se quiser acessar a Lava Pés. Ele pode entrar a partir da Miguel Sutil pela Almirante Henrique Pinheiro Guedes ou pela Rua General Albino Carvalho (duas ruas antes da rotatória), e seguir pela Almirante Henrique Pinheiro Guedes e General Neves e depois subir a General Rabelo, lateral do shopping. Ou, se preferir, pode seguir adiante pela General Neves e subir pela Tenente Alcides Duarte de Souza (lateral do quartel), que também terá acesso à Avenida Lava Pés.
Fechamento dos retornos
Em relação ao fechamento de quatro retornos na Avenida Lava Pés, o secretário explicou que apenas 8% dos condutores utilizavam os retornos existentes na via, de acordo com levantamento feito. Os estudos mostraram que circulam por hora entre 1.000 e 1.300 veículos pela Lava Pés. Na hora de pico, a contagem de carros na parte da manhã, entre 6h45 e 7h45, indica que circulam pela avenida 1.130 veículos em direção ao centro e 950 em direção ao Santa Rosa. À tarde, entre 18h e 19h, ocorre o contrário e 1.500 carros se deslocam em direção ao Santo Rosa e 1.000 veículos ao centro.
“Embora esse percentual de 8% seja mínimo, o fluxo era atrapalhado porque um carro pequeno, para fazer o retorno, tem uma posição mais confortável, pois o giro é menor, diferentemente do que ocorre com um veículo de maior porte. Ao parar para fazer o retorno, um carro atrapalha o fluxo, já que obriga os outros veículos a mudar para a direita, e isso já diminuiu a capacidade da pista”, explicou Thiago França.
O motorista que trafega pela Lava Pés no sentido Santa Rosa e quiser voltar para o centro tem a possibilidade de retorno no semáforo instalado em frente ao Shopping Goiabeiras. Quem estiver nesta avenida e quiser acessar a Miguel Sutil não precisa também ir até a rotatória do Santa Rosa. Pode acessar a Rua Mestre Albertino (em frente ao quartel, próximo a Pizza Hut) ou então pela Rua Marechal Zenóbio da Costa (rua da antiga Secopa).
Com as mudanças, a Rua Mestre Albertino, que hoje é mão dupla, passa a ser mão única no sentido Rua Presidente Artur Bernardes. E quem segue pela Artur Bernardes tem a conversão livre à direta para acessar a Avenida Senador Filinto Muller.
Conversão
A partir desta sexta-feira, outra mudança viária também vai melhorar bastante o fluxo dos veículos: o motorista que segue pela Avenida Getúlio Vargas e faz o retorno na Praça 8 de abril (próximo ao Choppão), terá conversão livre à esquerda, por uma faixa exclusiva, para seguir pela Avenida Isaac Póvoas. Essa intervenção, além de melhorar o fluxo, vai evitar retenções naquele trecho, já que estudos feitos pela Semob mostraram que no horário de pico o contorno da praça comporta 533 veículos, e a contagem indicou que trafegam atualmente por aquele ponto 1.738 carros neste período, o que deixa muito moroso o trânsito.
“Apesar de a sinalização vertical e horizontal estar bem clara, agentes de trânsito estarão no local desta sexta-feira, dia 12, até o dia 20 de fevereiro, dando suporte, orientando os motoristas que possam se confundir nestes primeiros dias. A única exceção será a respeito dos condutores que estacionarem em locais proibidos. Aquele que não respeitar as placas indicando a proibição, será multado e terá o carro guinchado”, alertou Thiago França.