Inscrições para Guarda Mirim de Pontes e Lacerda encerram na próxima semana
Para ingressar no projeto, os candidatos serão submetidos a prova escrita, no dia 21 de fevereiro, a partir das 9h. O exame objetivo, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 30 pontos e reúne questões de língua portuguesa, noções básicas de matemática, além de conhecimentos gerais sobre o município de Pontes e Lacerda. O conteúdo programático e as demais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidos no edital.
A prova será realizada na Escola São José, em Pontes e Lacerda. Cerca de 100 candidatos já se inscreveram. "A Guarda Mirim é mais que um projeto, é uma oportunidade que pode mudar a vida dos alunos; foi assim comigo, e me orgulho de um dia ter feito parte desse projeto", destacou Wancley, que, junto com parceiros, mantém a Guarda Mirim de Pontes e Lacerda.
Quando era vereador no município, o parlamentar, que já foi aluno do projeto na década de 90, reativou as atividades com os adolescentes. Desde então, novos alunos são admitidos todos os anos.
As atividades são realizadas semanalmente nas dependências do 18º Batalhão da Polícia Militar. Os alunos participam de aulas que valorizam cidadania, disciplina militar, educação moral e cívica, além de práticas esportivas, reforço escolar e aulas de música.
Projeto em expansão - Em fevereiro de 2015, Wancley apresentou proposta para a criação da Guarda Mirim estadual, por meio da Polícia Militar. O pedido foi aprovado durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, e encaminhado ao governo do Estado. No mês de agosto, o governador Pedro Taques (PSDB) assistiu ao desfile de ordem unida sem comando, na sede do Batalhão, em Pontes e Lacerda.
Além de Pontes e Lacerda, com o apoio da comunidade e parceiros, o deputado Wancley articula a criação da Guarda Mirim em Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda; as atividades estão previstas para iniciar ainda este ano. Além disso, o parlamentar auxilia na reestruturação da Guarda Mirim de Comodoro.