Dia Internacional das Mulheres Rurais é reforçado por campanha
No dia 15 de outubro será comemorado o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Para reforçar a importância da data a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) iniciou uma série de matérias que compõem a Campanha Regional pela Autonomia das Mulheres Rurais e Indígenas da América Latina e Caribe. A ação é realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO Brasil).
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que no Brasil, de acordo com o censo demográfico mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres rurais são responsáveis pela renda de 42,2% das famílias.
O Dia Internacional das Mulheres Rurais foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Pequim, em 1995, como uma data comemorativa de reconhecimento do importante papel da mulher no meio rural. Celebrado do dia 15 de outubro a data é um dia antes do Dia Mundial da Alimentação.
Desde a sua criação há um constante esforço para melhoria da qualidade de vida das mulheres no campo que sofrem com o preconceito, a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Segundo a ONU, as mulheres da zona rural representam um quarto da população mundial e são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar. Com o intuito de chamar atenção para a causa, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que 2018 seria o Ano da Mulher Rural.