Em Cuiabá, desde novembro do ano passado, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de rotina e estratégicas para o combate ao mosquito Aedes aegypti e já organiza uma nova mobilização
Municípios da Baixada Cuiabana vão intensificar ações de combate ao mosquito
“A postura da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a Prefeitura, tendo o prefeito Mauro Mendes diretamente envolvido, é de que não podemos mais perder tempo. Estamos em estado de emergência e, nesse cenário, todas as secretarias estão trabalhando para eliminarmos os possíveis criadouros do mosquito”.
Durante a reunião, o coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel Abadio da Cunha Junior, falou sobre as diretrizes do governo federal para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chijungunya e disse que o Ministério da Saúde e órgãos federais preparam para os próximos dias, provavelmente dia 13, uma grande ação com o apoio das Forças Armadas, Defesa Civil e outras instituições, que deverão sair às ruas em todo o país para orientar os moradores sobre o combate ao mosquito. A orientação do governo federal é visitar 100% dos domicílios brasileiros.
“Em Mato Grosso essas ações serão coordenadas pela Sala de Comando e Controle, com envolvimento de outras secretarias estaduais, municipais, órgãos e instituições. Essa ação será discutida na reunião desta quarta-feira pela manhã, quando estaremos definindo questões ligadas a logística e o envolvimento dos municípios”.
Representantes dos municípios presentes à reunião na Arena Pantanal falaram de suas experiências e ações no combate ao mosquito. Participaram gestores de Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Arcorizal, Jangada, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Planalto da Serra. Também participaram da reunião representantes do Escritório Regional da Saúde da Baixada Cuiabana.
Combate ao mosquito
Em Cuiabá, desde novembro do ano passado, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de rotina e estratégicas para o combate ao mosquito Aedes aegypti e já organiza uma nova mobilização, semelhante à realizada no bairro Pedra 90, para depois do carnaval.
A diretora da Vigilância em Saúde do município, Silvana Miranda, explicou que a ideia é atacar os bairros com maiores índices de infestação predial e, além do trabalho de rotina dos agentes de combate a endemias, realizar ações pontuais, em locais estratégicos, como vem acontecendo esta semana em vários pontos da cidade como nas universidades, que estão retomando as aulas e nos seus entornos, na Praça da Mandioca e entorno, onde acontece espera-se que aconteça a maior concentração de público no carnaval e outros locais como Arena Pantanal e Sesi Papa.
“São locais onde existe o perigo maior de contaminação em razão do grande número de pessoas e é maior a possibilidade de termos focos do mosquito”, explicou a coordenadora da Vigilância em Zoonose. Nesses locais além de intensificar as orientações à população e responsáveis, a Vigilância em Zoonoses esta fazendo o tratamento de 100% dos possíveis criadouros e bloqueio químico ao mosquito adulto.
Também na Zona Rural as ações estão sendo realizadas com o apoio da Diretoria de Atenção Básica de Cuiabá.
Nesta quarta-feira (3), acontece o dia D de prevenção contra a dengue, zica e chikungunya na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Guia.
Na unidade, as ações estão sendo coordenadas pela enfermeira Juliana de Arruda Pinheiro e terão o apoio dos agentes comunitários de Saúde da Zona Rural, dos PSFs da Guia, Aguaçu, Rio dos Peixes e suas extensões Coxipó do Ouro e Barreiro Branco e agentes de combate a endemias que moram no Distrito da Guia.
Os agentes da Saúde farão visitas domiciliares, de orientação e prevenção. Um caminhão disponibilizado pela subprefeitura irá recolher o lixo e entulho acumulados em praças públicas e terrenos baldios.