Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 02 de Fevereiro de 2016 às 10:17
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Assembleia Legislativa realizou ontem  (01.02) o encerramento e a entrega de certificados de conclusão para 12 servidores que frequentaram o curso de técnica vocal ministrado pelo maestro Carlos Taubaté. O curso foi destinado a pessoas leigas que tinham interesse em melhorar sua técnica vocal, com intuito ou não de aderir ao coral dos servidores do Parlamento.

Receberam certificados os servidores Rosan Carlos Oliveira, Lorenzo Falcão, Josevane Reis Fonseca, Gerusa Arruda, Margareth Pozzobon, Joelson Silva, Ana Paula Pereira, Talita Cristina Bandeira, Luiz Celson Vieira, Denise Ciqueira, Ludcesar de Assis e Alex Antônio Moreira Leôncio.   

O maestro Carlos Taubaté informou que o curso possibilita aos servidores melhorar a respiração, usar as cordas vocais e ainda interpretar melhor o canto.  “Para esses alunos que concluíram o curso, a audição musical nunca mais será a mesma”, prevê Taubaté.

 Ainda segundo ele, como os servidores que já compõem o coral da ALMT estavam de férias em janeiro, esse curso foi ministrado para que novas pessoas possam se interessar. Agora em fevereiro os que quiserem continuar ou passar a fazer parte do coral terão novas aulas para que em março as duas turmas sejam unidas, aumentando o número de membros do coral.

A expectativa de melhorar a interpretação do canto foi alcançada, segundo a servidora Gerusa Arruda.  Para ela, agora, depois do curso, é possível ouvir uma música e saber cada nota incluída e como o cantor escolheu as notas para compor sua canção”. Já Talita Bandeira disse que “o curso também foi um momento de descontração, de aprendizado e de integração como os demais colegas, eu recomendo a todos que, havendo outra turma, faça.  

O servidor Lorenzo Falcão disse que “antes cantava intuitivamente, mas agora com as noções de técnicas vocais tem mais técnica para ouvir e até cantar”. Para  Ludcesar de Assis, agora é possível apreciar melhor as músicas, identificando as notas e a técnica utilizada em cada uma delas.

A servidora Isis Catarina Brandão, do Instituto Memória, lembrou que o coral não é só musicalidade e que “possibilita a revelação do indivíduo e a integração entre servidores. Temos um maestro (o Taubaté), que é exímio no item vocalidade, e como temos novos servidores na Casa, fizemos o curso com objetivo de integração e para que novas pessoas possam participar do coral”. O coral da ALMT volta aos seus ensaios normais nessa sexta-feira, 5 de fevereiro. Os ensaios ocorrem sempre às segundas-feiras e sextas-feiras, das 13 às 14 horas, no palco do teatro Zulmira Canavarros.   





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/3731/visualizar/