Este foi o quarto mutirão do gênero que a Prefeitura de Cuiabá realiza desde dezembro, quando o prefeito Mauro Mendes determinou que se iniciasse uma ‘guerra’ de combate ao Aedes aegypti em bairros da capital, eliminando a presença dos criadouros do mosquito, evitando assim o aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya.
Por causa de chuva os serviços de poda de árvores e troca de lâmpadas não foram realizados durante o mutirão. Mas eles serão retomados durante a semana quando o trabalho terá continuidade.
A ação no bairro será reforçada com presença dos agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde que restarão percorrendo as casas dando orientações de como a população pode participar a ‘guerra’ de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A região do bairro Dom Aquino é considerada pela área de saúde como uma das mais críticas na proliferação do mosquito e, por consequência da das doenças por ele transmitidas.
O secretário de Serviços Urbanos José Roberto Stopa, que encarou a chuva e comandou pessoalmente o mutirão, disse que a prefeitura tem procurado fazer sua parte na limpeza e coleta de lixo, mas a população não pode deixar de participar e contribuir. “Faço um apelo para que a população participe desta guerra para manter a cidade de Cuiabá mais limpa e livre dessas doenças. Só vamos vencer se todos participarem”, afirmou Stopa.
A mesma opinião de Stopa tem o presidente da Associação de Moradores do Bairro Dom Aquino, Martinho Reis da Conceição. Segundo ele, para manter o bairro limpo e evitar o surgimento de doenças, a população precisa colaborar, não apenas durante os mutirões, mas no dia-a-dia. “A prefeitura está fazendo a limpeza, mas é preciso a participação de todos para vencer as doenças e deixar o bairro melhor para se viver, disse Martinho da Conceição.
E a população atendeu aos apelos. Num dos pontos de coleta, na margem do Córrego do Gambá, no cruzamento das Ruas Comendador Henrique com Padre Jeronimo Botelho, por exemplo, foram retirados 6 caminhões de entulhos domésticos. O local é tradicionalmente um ponto onde se despeja lixo.
De dentro do córrego, aliás, os funcionários da secretaria retiraram durante a semana, cerca de 10 caminhões de entulho e lixo jogados pela população. José Roberto Stopa anunciou que naquele local será colocado um container uma placa informativa e para que a população leve seus entulhos domiciliares até lá e eles sejam ser recolhidos pela secretaria.
O próximo mutirão da Secretaria de Serviços Urbanos acontecerá no bairro do Planalto, sábado, dia 6 de fevereiro.