Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sábado - 09 de Março de 2019 às 09:51
Por: Redação TA c/PJC-MT

    Imprimir


Visando uma reflexão diferenciada ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá preparou um evento especial para prestigiar e melhor atender as vítimas que compareceram a unidade na sexta-feira (08). A ação tinha o objetivo de trazer acolhimento e conforto às mulheres que de alguma forma foram agredidas, no dia em que toda sociedade comemora a sua existência.

A delegada titular da DEDM Cuiabá, Jozirlethe Aparecida Magalhães Criveletto, explicou que a data sempre traz muitas comemorações, que falam sobre o empoderamento e a força da mulher, e que este ano, a delegacia decidiu fazer um evento não só voltado para o público interno (que também é formado em sua maioria por mulheres) como para as vítimas que procurassem a unidade.

As pessoas que passaram pela delegacia durante a tarde puderam prestigiar duas apresentações culturais, sendo uma de violino e outra de teclado, lanche, entrega de rosas ao final de cada atendimento, além de ser disponibilizado na receptação um vídeo orientativo sobre a violência doméstica.

Segundo Jozirlethe, a ideia do evento surgiu com pretensão de trazer conforto e acolhimento a vítima que procura a delegacia neste dia, para que ela possa realmente se sentir em casa. Para ocasião, foram convidadas algumas mulheres que estiveram na delegacia durante a semana, porém, a principal homenagem foi voltada para aquelas que passaram pela unidade neste 08 de março.

“São mulheres que foram agredidas ontem, hoje, e que estão buscando neste momento esse apoio que é essencial. Nosso objetivo é trazer paz ao coração dessa vítima, que chega dentro da delegacia maltratada, agredida, ameaçada, lesionada”, disse.

“A mulher que é agredida no dia 08 de março, data que o mundo e a sociedade estão comemorando seu dia, tem uma situação vivenciada em sua vida pessoal que é completamente diferente, da mulher que está recebendo flores. Ela precisa chegar a um lugar onde se sinta de fato acolhida”, explicou a delegada.

Uma vítima, de 59 anos, que preferiu não se identificar, contou que registrou o boletim de ocorrência contra o ex-companheiro, nesta quinta-feira (08), na 1ª Delegacia de Polícia e depois foi encaminhada a Delegacia da Mulher, onde foi surpreendida com o atendimento. “Fiquei emocionada, apesar de não estar vivendo um momento bom. Eu entrei na delegacia, ouvi a música e pensei: 'nossa'. Foi uma emoção que me acalmou e me trouxe paz”, disse.

Além dos vídeos orientativos disponibilizados na delegacia, a DEDM conta com o projeto da Delegacia Móvel que leva orientações em bairros, escolas, comunidades ou a grupos de mulheres que precisam de apoio. Para receber a visita da Delegacia Móvel da Mulher, basta entrar em contato com a DEDM de Cuiabá através do telefone (65) 3901-5544 ou enviando e-mail dmulhercba@pjc.mt.gov.br e solicitando a presença da unidade.

“Não precisa ser um pedido formalizado, basta informar a comunidade, escola, bairro, grupo de mulheres está precisando de orientação que a Delegacia da Mulher vai até o local. Nós nos colocamos a disposição para irmos até essas mulheres, levando informação, conhecimento, para que elas possam ter coragem para mudar de vida, e quebrar esse ciclo de violência que por ventura elas possam viver”, pontuou Jozirlethe.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/37932/visualizar/