Cuiabá abre Carnaval com escolha de rei e rainha
Jonni Almeida da Cruz e Paola de Moraes foram coroados após vencerem o concurso que reuniu 17 candidatos, sendo oito mulheres e nove homens. Todos tiveram um minuto e meio para desfilar e mostrar o samba no pé, além de responder a perguntas para mostrar a facilidade de comunicação.
As moças foram avaliadas pelo corpo de jurados quanto à beleza, simpatia, harmonia corporal, facilidade de comunicação e espírito carnavalesco. Já os rapazes foram avaliados quanto à desenvoltura corporal, simpatia, espírito carnavalesco e desembaraço. Tudo ao som da Bateria Ouro Samba Show e muitos gritos das torcidas organizada.
O júri formado por dez pessoas – entre elas o prefeito em exercício Haroldo Kuzai, secretários do município, artistas, cantores e um produtor cultural - atribuiu pontuação de zero a 10 para cada item avaliado. Jonni obteve 333 pontos, enquanto Paola obteve 347 pontos.
“Eu me dediquei muito ao longo dos últimos anos e só tenho a agradecer a Deus, minha família e minha torcida por estar aqui sendo coroada. Eu não esperava vencer hoje, mas as pessoas perceberam que eu mereço, pois tenho o samba no pé, na alma e coração”, disse Paola de Moraes, ao receber a coroa e a faixa das mãos da Rainha do Carnaval 2015, Welly Gomes Miranda.
O rei momo eleito foi coroado pelo seu antecessor Marcelo Augusto de Sá Costa e disse estar surpreso com a vitória. Ele contou que sua participação foi motivo de uma aposta entre amigos. Muitos disseram que ele não venceria por não possuir o padrão estético costumeiramente cobrado em concursos carnavalescos.
"Temos a tradição de um rei momo mais gordinho, mas eu sou magrinho e moderno e vim para inovar. Tenho certeza que tenho muito samba no pé e vou representar muito bem o orgulho que o cuiabano tem do seu carnaval”, afirmou.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, o preenchimento dos itens foi fundamental para garantir um Rei e uma Rainha à altura do carnaval que Cuiabá merece. "Estamos muito felizes com a realização desse evento. Temos certeza de que os eleitos vão representar muito bem o nosso carnaval. E hoje os aqui presentes já podem sentir uma amostra de como será a festa aqui na praça, que é considerada berço do samba cuiabano”, disse.
Com a vitória, o Rei e da Rainha do Carnaval levam para casa o prêmio de R$ 3,2 mil e R$ 5.7 mil, respectivamente. Agora, eles ficam à disposição do município para participar das festividades carnavalescas. “Contamos com a presença deles todos os dias da festa de carnaval para animar aqueles que estiverem aqui junto conosco nessa comemoração", explicou o secretário.
Abertura oficial
Após a coroação dos eleitos, o prefeito de Cuiabá em exercício, Haroldo Kuzai, acompanhado do secretário de Governo e Comunicação, Kleber Lima, entregou a chave da cidade ao novo rei momo e deu início oficalmente aos festejos de carnaval em Cuiabá.
A programação contará com bailes na Praça da Mandioca e desfile de blocos e escola de samba na Avenida Mato Grosso, realizados entre os dias 5 e 9 de fevereiro. As atrações a se apresentarem serão definidas na próxima semana.
“Estou muito feliz de fazer parte dessa festa junto dessa comunidade que gosta de carnaval. É um evento importante para quem está participando e tenho certeza que muitos ainda virão prestigiar", disse o prefeito.
Haroldo destacou ainda a organização do evento e garantiu que a festa terá a segurança necessária para receber todos os cuiabanos. “Essa festa está muito bem planejada. Vemos crianças e muitas famílias aqui nesse local, que é o berço do samba, e está organizado para diversão e para festejar com responsabilidade. Tenho orgulho de poder fazer parte dessa comemoração”, finalizou.
Ao receber a chave da cidade, o rei momo agradeceu e garantiu que, neste ano, Cuiabá terá uma das festas mais bonitas de carnaval. “Tenho ensaiado e vou continuar me dedicando para promover uma bonita e animada festa de carnaval. Todos que me conhecem sabem o quanto eu amo samba, eu danço samba e quero que as pessoas sintam a minha felicidade em poder dançar e contribuir para uma festa maior e melhor”, assegurou.
A rainha Paola também não ficou para trás e disse que vai se dedicar ainda mais para passar toda a alegria ao público durante a semana de festa. “Sempre tentei ser rainha e nunca consegui. Agora que chegou a minha vez, prometo fazer o meu melhor, me dedicar e mostrar o meu trabalho, que é sambar”, concluiu.
Após a coroação e entrega da chave, a festa rolou ao som de muito samba até a madrugada, com a presença da Rainha da Praça da Mandioca, Lucinha, a cantora Luciana Bonfim e o cantor Raoni Ricci. Também estiveram presentes nesse primeiro dia de festa o secretário-adjunto de Cultura, José Paul Traven, o adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno, o ouvidor-geral do Município, Jairo Rocha, entre outras autoridades.