Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 09 de Outubro de 2019 às 19:46
Por: Redação TA c/ Setasc/MT

    Imprimir


Foto: Marcos Vergueiro/ Secom-MT

Transformar em alegria momentos de ansiedade e tensão é o objetivo da rede de voluntários Doutores do Riso e Doadores da Alegria que percorrerá hospitais de Cuiabá para visitar pacientes que passam por algum tratamento ou procedimento médico. A iniciativa, que será realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), está em fase de cadastramento dos voluntários.

O projeto será conduzido pelo servidor André D´Luca, que também é ator e interpreta Almerinda, entre outros personagens. Todos os voluntários passarão por uma capacitação para saber entender como funciona um ambiente hospitalar. “Ensinaremos também como se maquiar e como transmitir uma mensagem de alegria e positividade. A ideia é levar o bem para os pacientes e também para os acompanhantes”, ressalta. Não haverá custos para quem quiser se voluntariar.

André conta que o riso é o melhor caminho para quem enfrenta qualquer problema. “Estive internado por três meses para o tratamento da histoplasmose, uma infecção causada pela inalação de esporos de um fungo que é encontrado frequentemente em fezes de pássaros e de morcegos, e notei a diferença no tratamento quando recebi a visita de um homem que passou no hospital para contar piadas”.

O projeto, a princípio, será realizado nos hospitais Estadual Santa Casa e Júlio Muller, em Cuiabá, mas a intenção é que seja ampliado para outras unidades do Estado. Para se inscrever é preciso ter mais que 18 anos. Há limites de 40 vagas. Informações pelos telefones (65) 3613 5701/5722.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/39770/visualizar/