Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Terça - 19 de Janeiro de 2016 às 15:09
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Ministério da Agricultura prorrogou o estado de emergência fitossanitária por conta do surto de Helicoverpa armigera nos estados brasileiros de Mato Grosso, Goiás e Piauí. A prorrogação vai até novembro. A portaria autoriza o uso de inseticidas como o Benzoato de emamectina mesmo antes do registro da substância no País.
 
O Benzoato de emamectina é apontada por diversos especialistas como o ingrediente ativo mais efetivo no controle da praga, mas sofre resistência por parte de ativistas ambientais e da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera sua toxidade além dos limites toleráveis.
 
A Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada há poucos anos, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.
 
Há mais de cinco safras, a praga tem causado grandes danos nas lavouras e gerado forte impacto na economia agrícola de Mato Grosso. Desde o final de 2014, o estado se encontra em emergência sanitária na luta contra a praga. Porém, ainda assim, em 2015 grandes plantações foram atacadas pela larva.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4049/visualizar/