Cuiabá adquire 30 mil testes rápidos exclusivos para profissionais da saúde
Cuiabá deve receber, ainda em abril, pelo menos 30 mil testes rápidos para diagnosticar o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a informação dada no sábado (18) pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho, o lote foi adquirido da China e será direcionado para os profissionais da saúde, que se encontram na linha de frente no enfrentamento à pandemia.
Segundo o secretário, além da eficiência, a grande vantagem do teste é a agilidade na apresentação do resultado, levando no máximo 30 minutos para que a análise seja realizada. Possas destaca que uma das principais preocupações do Município é garantir que os profissionais consigam desenvolver suas funções, consideradas essenciais para população, da forma mais tranquila e segura possível.
O titular da pasta de Saúde reforça ainda que o isolamento social tem sido crucial para o sucesso no trabalho de contensão da transmissão do vírus. Ele afirma que, caso o prefeito Emanuel Pinheiro não tivesse adotado a medida logo de imediato, a projeção era de que, neste momento, Cuiabá estivesse com mais de mil casos confirmados e cerca de 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.
“Fizemos o dever de casa e estamos começando usufruir dos resultados positivos. A consequência desse esforço é que não estamos com nenhuma vaga de enfermaria ocupada e apenas duas de UTI. O primeiro processo foi o de contensão. Agora, estamos em fase de transição para a etapa de mitigação”, explica o secretário.
De acordo com Possas, desde janeiro a Prefeitura de Cuiabá vem se preparando para o combate à Covid-19. Para ele, foi esse planejamento que permitiu que a Capital não atingisse as situações negativas enfrentadas por outros grandes centros urbanos. Entras as ações lembradas pelo secretário está o aumento no número de Unidades de Terapia Intensiva nas unidades de saúde municipal.
“Cuiabá detém o maior número de leitos de UTIs públicos de Mato Grosso, que possui cerca de 400. Temos aproximadamente 220 e vamos subir esse número para 250, totalmente preparados para todos os tipos de atendimento, sempre que necessário. Estamos entre os melhores em estrutura pública de saúde”, avalia.