Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Domingo - 16 de Agosto de 2020 às 21:55
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


Foto: Sispen-MT
Foto: Sispen-MT

Na manhã de sexta-feira (14.08) foi realizada a operação de desinfecção biológica, na Cadeia Pública do município de Colniza (1.065 km ao noroeste da capital). A desinfecção biológica é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e está sendo realizada em locais com grande concentração de pessoas. Essa é uma das ações de enfrentamento do Estado de Mato Grosso em combate ao Covid-19.

A ação foi realizada por soldados da 14ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CIBM) de Juína (720 km ao noroeste da capital). Atuam nessa operação somente militares capacitados em manusear produtos perigosos para desinfetar ambientes e evitar o contágio pelo coronavírus.

Segundo o diretor da Cadeia Pública de Colniza, Heitor Nogueira, para o ambiente carcerário é uma ação importante. “Essa desinfecção feita já é da rotina da unidade, feita pelos recuperandos, hoje feita por profissionais. As celas são limpas diariamente pelos reclusos ocupantes e os corredores das áreas comuns são limpas por presos selecionados para o trabalho intramuros. Toda a sexta-feira é feita a pulverização de hipoclorito na carceragem desde o início da pandemia”.

Os recuperandos também são responsáveis pelo trabalho nos corredores e confecção de máscaras para uso próprio e dos servidores da unidade. “No corredor é disponibilizado álcool 70% para desinfetar as mãos toda a vez que eles têm contato com presos de outra cela. Foram distribuídas máscaras para todos os recuperandos e servidores, máscaras produzidas na própria unidade”.

Conforme último boletim divulgado pelo Sistema Penitenciário, na quinta-feira (13.08) haviam dois casos confirmados de servidores, cinco casos confirmados e oito suspeitos de recuperandos infectados pelo coronavírus na unidade.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/41874/visualizar/