Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Terça - 01 de Dezembro de 2020 às 01:47
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Há 11 anos o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) vem travando lutas e atuando de forma incisiva em benefício dos seus filiados. Conquistaram muitos avanços e é conhecido como um sindicato respeitável e forte.

Atualmente o Sindspen está enfrentando diversos desafios, entre eles a votação e implementação do novo órgão Polícia Penal. Quanto aos Servidores sindicalizados, o desafio passa pelo desmembramento das carreiras que compõem a nomenclatura do Sindicato, devido dispositivos da organização sindical e anuência das partes.

Na quarta-feira (25) foi realizado Assembleia Geral Extraordinária com pauta única: "Aprovação ou não da saída dos PNS’s, da composição e da base territorial, do Sindspen/MT". A congregação foi feita de forma híbrida, presencial e virtual, onde a categoria por meio de votação resultou pela saída dos PNS’s, contendo 51 votos presenciais e duas abstenções. Já na plataforma virtual houve 244 votos a favor da saída e seis contra.

Sendo assim o Sindspen que antes representava todas as classes do Sistema penitenciário passa a representar agora os Agentes Penitenciários/Policiais Penais e os Assistentes Penitenciários.

“Esse grande passo se deu devido o desgaste que essa relação sofreu, assim como em um relacionamento conjugal, quando há um desgaste, geralmente se opta por uma conciliação ou separação, nesse caso foi tentado antes uma conciliação, mas não houve acordo, e quando uma parte quer seguir o caminho de forma apartada, o sindicato simplesmente obedeceu e respeitou a decisão de manifestação dessa saída”, explicou o policial penal Amaury Benedito.

Esse grande desafio está sendo enfrentado contando com o passo a passo da legalidade vigente. Ressaltamos que os Profissionais de Nível Superior/PNS's não foram expulsos e sim uma manifestação escolhida por eles.

A diretora regional da subsede de Pontes e Lacerda, Luana Suellen Bornaghi assim como o policial penal Itanael Jesus Correia, optaram pela abstenção durante a votação. “Não é dessa forma que revolve as coisas, ninguém tem o direito de atacar e nem agredir ninguém, até porque dentro das unidades iremos continuar trabalhando juntos, não aprovo a atitude de alguns servidores. O ideal seria cada carreira buscar o que é melhor, mas isso deve ser feito, por meio da união, porque ela é que faz a força”, desabafou.

O policial penal Silvio Domingues, lotado na Cadeia Pública de Cáceres relatou a vontade de ver todos felizes. “Foi um ato democrático todos já estavam cientes do que iria acontecer, até porque os PNS’s mesmo haviam pedido para saírem do sindicato. Desejamos que eles saiam em paz, sem ninguém sair magoado, agora é cada um para seu lado”.

Participaram da assembleia servidores da capital e do interior, o policial penal Arthur Balbino Leal, por exemplo, veio de São Felix do Araguaia ele contou sobre a importância de estar presente nas lutas do sindicato. “Essa assembleia está determinando o futuro do policial penal no Estado é importante participar, eu acredito que esse é o caminho, espero que os PNS possam criar uma associação ou sindicato para estarem reivindicando suas melhorias”.

Assembleia do desmembramento

A presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa ressaltou a objetividade da Assembleia Geral e desejou bons voos aos profissionais de nível superior. “Chegamos ao desfecho pretendido que era aprovar a saída dos PNS, pois estamos seguindo rigorosamente o Estatuto. Desejamos aos PNS que tenham uma boa caminhada na luta, o desmembramento é algo que será bom a todos, pois irão lutar pelos objetivos específicos deles que são diferentes dos nossos, desejamo-lhes uma boa trajetória abençoada em busca de conquistas e vitórias”, destacou.

A Assembleia Geral Extraordinária seguiu os ritos informados no edital de convocação, onde a votação presencial foi apurada na hora, e a votação virtual ficou aberta até as 23h59 de quarta-feira (25).

Segue abaixo o relatório do quantitativo dos servidores que acessaram a plataforma e também os que votaram:

Votação virtual





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/42530/visualizar/