Telessaúde conclui o curso sobre a doença de chagas
A iniciativa faz parte do Plano de Trabalho do Telessaúde Mato Grosso em parceria com Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, no processo de educação permanente dos profissionais de saúde do estado, contando com a coordenação e estrutura de Ensino à distância do Tele Educa Mato Grosso.
Segundo o coordenador do serviço tele educa do Telessaúde Mato Grosso, Oberdan Lira, a importância de qualificar os profissionais de saúde na atenção e vigilância a doenças tropicais e a dificuldade em realizar a capacitação in loco, foi a motivação para realizar o curso de educação a distância em História natural e níveis de prevenção da doença de Chagas.
O curso também contou com a organização, acompanhamento e avaliação do biólogo Aécio Moraes de Paula, da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da SES.
Para Aécio, a atualização dos profissionais que atuam na vigilância, prevenção e atenção da doença de Chagas é muito importante. É essencial que os profissionais se mantenham sempre atualizados sobre a doença de Chagas porque a redução ou descontinuidade das atividades de vigilância e da atenção a essa doença, comprometem os níveis de prevenção nas situações de surgimento de casos ou surtos, explica o professor afirmando que a interação com a ferramenta de ensino à distância foi muito positiva.
De acordo com a coordenação do Programa Telessaúde Mato Grosso, para o ano de 2016 está programada a realização do curso para os profissionais de saúde das demais regiões do estado. Para participar e assistir as aulas é preciso acessar o site do Telessaúde Mato Grosso e, dentro do calendário de eventos disponibilizado na página inicial, clicar na data referente à aula. Após a transmissão das aulas o conteúdo fica disponível para acesso no canal do Telessaúde Mato Grosso no Youtube.