Estoque de papel-moeda recebido pela Politec passará por nova perícia
O Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Machado, explicou que o material será submetido novamente à perícia para verificar a correção das irregularidades apontadas em exames anteriores.
“Como medida de segurança para evitar possíveis fraudes com falsificação de documentos, precisamos garantir a qualidade do material recebido antes de cadastramos e enviarmos para os postos de identificação. Não estamos medindo esforços para que todo o processo seja feito de forma mais célere possível, para que em breve o serviço possa ser normalizado”, falou.
Em novembro deste ano, a perícia de documentoscopia identificou duas inconformidades com os cinco elementos de segurança exigidos no edital, quanto à qualidade na impressão de dados, que reagiram à iluminação Ultra-Violeta, e outras verificadas após ampliação da imagem dos documentos.
De acordo com a perita criminal Daniela Abreu, a ausência desses elementos impossibilitaria a visualização de dados que garantem a segurança do documento.
Os apontamentos foram imediatamente comunicados à empresa, juntamente com as solicitações de correções. O pagamento não foi realizado. O material foi adquirido via pregão e a empresa vencedora da licitação foi a Indústria Gráfica Brasileira LTDA.
No total, 150 mil cédulas foram adquiridas e serão destinadas a 128 postos de identificação no Estado. Ainda, conforme o diretor, uma força-tarefa será criada para realizar o cadastro das cédulas no Sistema de Identificação Civil, e posterior envio dos papeis aos municípios.