Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sábado - 30 de Janeiro de 2021 às 21:56
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves
Luiz Alves

A grande operação de manutenção de bocas de lobo, realizada pela Secretaria de Obras públicas neste sábado (30), resultou na desobstrução de mais de 15 estruturas, na Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha). O trabalho ocorreu no trecho situado entre a Avenida Getúlio Vargas e a Praça Ipiranga e, neste domingo (31), será estendido para até o encontro com a Rua Ten. Thogo da Silva Pereira.

A medida, determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, faz parte de uma série de atuações que serão realizadas nesse e em outros pontos da região que sofrem com problema de alagamento durante o período chuvoso. Na ação desde sábado, quase um caminhão de material recolhido das bocas de lobo foi encaminhado para o aterro sanitário. Entre os resíduos retirados pela limpeza estão copos plásticos, canudos, garrafas, sacolas e até pneus.

Por conta do bloqueio ocasionado pelo lixo descartado irregularmente, uma grande quantidade de terra também se acumulou nas estruturas, dificultando o escoamento da água. Para conseguir retirar todo o material e restabelecer o funcionamento, além do trabalho manual de cerca de 15 servidores, também foi utilizado caminhões hidrojatos e retroescavadeiras.

“O que acontece é um ciclo prejudicial a todo o funcionamento. O papel, o copo, a garrafa, o cigarro e o canudo que são jogados por uma pessoa, que não parece nada demais, juntam-se com o aquilo que é jogado por outra e, assim, forma um ‘bolo’ de lixo misturado com terra”, comentou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, a operação continuará sendo executada em outros pontos da Prainha, como nas proximidades do Shopping Popular, e também atingirá avenidas como a Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Dom Bosco, e outras que ligam à via. O planejamento é de que, por ser necessária a interdição completa das vias, a atividade aconteça sempre aos fins de semana e conte sempre com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

“Todo esse sistema está interligado. Então, não adianta limpar as bocas de lobo da Prainha e não fazer o mesmo nas avenidas e ruas que liga a ela. No fim, toda a água dessas vias descem e forma o alagamento. Por isso, estamos fazendo esse trabalho completo de desobstrução e, ao mesmo tempo, identificando os ponto em que as tubulações precisam também de manutenção”, explicou Stopa.

DOMINGO

No domingo (31), a partir das 7h, a interdição será prolongada para até a altura da Rua Ten. Thogo da Silva Pereira, continuando com o transito liberadora para aqueles que seguem no sentido da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. A previsão é de que até às 17h de domingo todos os bloqueios sejam desfeitos e o fluxo de veículos liberado. Nos dois dias, a gentes da Semob estão dando o apoio necessário.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/42952/visualizar/